A bola vai rolar na Série A2
Taça Santos Dumont começa neste sábado (30/04)
A bola vai rolar neste sábado (30/04) pela Série A2 do Carioca, com cinco jogos na rodada de estreia da Taça Santos Dumont. São 12 agremiações disputando o título e a vaga na elite estadual, já que apenas o campeão disputará a Série A do Carioca em 2023.
O regulamento segue o mesmo do ano passado: os 12 participantes se dividem em dois grupos de seis equipes cada, disputando dois turnos: a Taça Santos Dumont e a Taça Corcovado.
O Grupo A conta com America, Americano, Angra dos Reis, Cabofriense, Macaé e Olaria. O Grupo B tem Artsul, Friburguense, Gonçalense, Maricá, Sampaio Corrêa e Volta Redonda.
Desta forma, os campeões dos turnos se enfrentam na final do campeonato, em igualdade de condições. Entretanto, se um mesmo time ganhar os dois turnos, ele só será o campeão da Série A2 caso tenha sido também o líder na pontuação geral, somando-se todas as rodadas.
Abaixo, você acompanha um resumo de todas as equipes, com seus principais destaques para o certame:
America
O Mecão entra sempre como favorito na disputa da A2, com um elenco reforçado e com o veterano goleiro Deola como destaque, além do artilheiro Raphael Carioca. O treinador do Rubro será Hermes Junior.
Americano
O representante de Campos vem forte para a competição. Com uma base que sempre revela talentos, o Alvinegro Campista mescla juventude com a experiência do zagueiro Espinho e do atacante Jones Carioca. O técnico será Ney Barreto.
Angra dos Reis
O Tubarão da Costa Verde quer beliscar a vaga na Série A do ano que vem para se igualar ao Audax como representaante da bela cidade do Sul do Estado na elite Carioca. O técnico Mário Junior tem como destaques da equipe o lateral Belarmino, o zagueiro Pessanha e o atacante Erick Foca.
Artsul
Celeiro de talentos da Baixada, o Tricolor da Dutra volta a apostar nos atletas revelados em seu belo CT às margens da Rio-São Paulo. Os atacantes Bruno Santos e Wander são os destaques da equipe, que será comandada por Rogério Pina.
Cabofriense
O time da Região dos Lagos espera surpreender para voltar a figurar na elite Carioca com uma equipe que mescla jovens e veteranos. Entre os destaques do elenco do técnico Thiago Eduardo estão o experiente artilheiro Alexsandro, o lateral Jackinha e o jovem atacante Abner.
Friburguense
O Frizão sempre aposta na base formada pelo clube na bela cidade serrana. Entre os destaques do elenco, o goleiro Afonso, o meia Jorge Luiz e o atacante japones Toshiya. O time será comandado por um velho conhecido: Gerson Andreotti.
Gonçalense/Petrópolis
O Tricolor Metropolitano bateu na trave e ficou com o vice-campeonato em 2021. Com uma nova parceria com a Cidade Imperial, a equipe do técnico Tinoco aposta em jogadores que foram destaques na A2 em outras temporadas, como o zagueiro Thiago Medeiros, os volantes Araruama e Magé, os meias Denilson e Accioli, além dos atacantes Sabão, Sorriso e Dedé.
Macaé Esporte
O Alvianil Praiano quer voltar à elite Estadual e aposta em velhos ídolos do clube, como o goleiro Milton Raphael, campeão da Série C do Brasileiro com o Leão, além do talento macaense, o lateral Lecinho. O treinador será Paulo Henrique.
Maricá
O time metropolitano, que vem fazendo boas campanhas nas competições estaduais nos últimos anos, inclusive com o vice da Copa Rio, espera, desta vez, conquistar a vaga na elite Carioca. Para isso, o técnico Marcos Alexandre conta com a boa base das últimas temporadas. Entre os destaques, o lateral Wander, o zagueiro Athyla, o volante Luan Patric, o meia Walber e os atacantes Nathan, Carrera e Badola.
Olaria
De volta à Série A2, após o título da B1, o Azulão da Leopoldina aposta na tradição da garotada formada pelo clube. Entre os destaques do time treinado por Palinha estão volante Silvano e o meia Léo Pimenta.
Sampaio Corrêa
O Galinho da Serra aposta, desta vez, nos talentos formados pelo clube para conquistar, enfim, uma vaga na elite do Campeonato Carioca. O técnico será Wescley Pina. Entre os destaques, os atacantes Felipe Fumaça, Rafael Tanque e Santarém.
Volta Redonda
De volta a competição após um longo período na Elite Estadual, o Voltaço entra como favorito ao título por disputar a competição com o mesmo elenco que figura na Série C do Brasileiro. O técnico Rogério Corrêa terá como destaques do Esquadrão de Aço o goleiro Dida, os laterais Luiz Paulo e Wellington Silva, o zagueiro Alemão, os volantes Bruno Barra e Marcos Junior, além dos atacantes Pedrinho, MV e Igor Bolt.
Jogos da primeira rodada da Taça Santos Dumont:
Sábado (30/04): America x Olaria, Cabofriense x Macaé Esporte, Angra dos Reis x Americano, Gonçalense/Petrópolis x Artsul e Maricá x Sampaio Corrêa;
Quarta-feira (04/05): Friburguense x Volta Redonda.
Agência FERJ