Com o slogan "Muito além dos gramados", a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro tem no DNA a organização de, em média, 3.500 jogos por ano. Desde a Série A do Campeonato Carioca, o Estadual mais charmoso do Brasil, às competições de base. Mas a missão da FERJ vai muito além das quatro linhas...
Bem antes do apito do árbitro e a bola rolar, a FERJ já está em campo. Com a organização de aproximadamente 21 competições por ano - número este que cresce a cada temporada -, gerando mais de 20 mil empregos diretos e indiretos, o que reforça a importância dos Campeonatos do Rio de Janeiro no cenário esportivo, econômico e social. Dos gramados do Rio, celeiro de talentos, brotam sonhos de jovens atletas e oportunidades laborativas, de inclusão social, transformação, mercado de trabalho e sustentabilidade à milhares de famílias.
Uma das bandeiras da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, ao longo de décadas, é a paz no futebol. São anos de luta e de vitórias. É notório que no interior dos estádios, antes território hostil, a incidência de violência é quase zero. Não há um dia sequer que o tema fuja de pauta da entidade. Sempre aliançada com o livre acesso do real torcedor e plena comunicação com autoridades e instituições.
Nas mais diversas frentes de atuação, a FERJ mantém em suas instalações o Instituto de Ciência do Futebol, órgão estatutário de viés acadêmico, ensino e pesquisa inerentes a matérias ligadas ao futebol e um dos mais respeitados cursos de arbitragem do Brasil, realizado na Escola de Arbitragem do Futebol do Rio de Janeiro (EAFERJ), formando 50 alunos, entre árbitros e assistentes, em curso com carga horária anual superior aos cursos de pós-graduação lato sensu.
E, obviamente, todo o esforço visa o crescimento do futebol do Rio de Janeiro nas quatro linhas. Somos representantes de uma centena de filiados, nas Séries A, A2, B1, B2, C, Ligas Amadoras e Amadores da Capital, todos pilares da nossa existência.
O compromisso da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, a casa do futebol, é continuar trabalhando para fazer o futebol mais forte e unido, contribuir para o crescimento dos filiados, gerar oportunidades e defender a integridade do esporte.