A bola vai rolar na Série A2 Carioca
Jogos de abertura serão no sábado (18/05)
Neste sábado (18/05), a bola vai rolar para o Campeonato Carioca da Série A2. Doze equipes disputam o título, que vale o acesso para o Cariocão de 2025. America, Americano, Araruama, Artsul, Audax Rio, Cabofriense, Duque de Caxias, Maricá, Olaria, Petrópolis, Resende e Serrano vão lutar pela glória até o dia 17 de agosto, data prevista para a segunda partida da decisão.
A conclusão é unânime entre dirigentes, atletas e comissões técnicas de todas as agremiações participantes: será a Série A2 mais disputada de todos os tempos. As equipes se reforçaram bastante e estão realizando pré-temporada há meses para a competição.
Até o craque Romário, presidente do Mecão, resolveu calçar as chuteiras e vai voltar ao futebol profissional após 16 anos. O artilheiro promete estar na estreia do Rubro diante do Petrópolis, neste sábado, às 15h, no Giulite Coutinho, em Mesquita, abrindo a Taça Santos Dumont.
Mais três jogos acontecem no mesmo dia e horário: Serrano x Artsul, no Atílio Marotti, em Petrópolis; o clássico da Região dos Lagos, Araruama e Cabofriense, no Elcyr Resende, em Bacaxá; e Maricá x Olaria, no “estreante” estádio João Saldanha, nova casa do tricolor metropolitano.
No domingo (19), também às 15h, o Resende recebe o Americano no Estádio do Trabalhador. A rodada de estreia termina na quarta (22), no mesmo horário, no embate entre Audax Rio e Duque de Caxias, em Moça Bonita.
Abaixo, um resumo dos 12 clubes que disputam a Série A2:
AMERICA
O Mecão não poupou esforços para voltar à elite do Futebol Carioca. Para isso, até o presidente da agremiação, o artilheiro Romário, com seus 58 anos, vai voltar a vestir a camisa do Rubro e promete aumentar sua contagem de mais de 1000 gols. Além disso, o clube se reforçou com jogadores que já fizeram história em clubes da Série A do Brasileirão, como o atacante André e o zagueiro Fabrício.
Estádio: Giulite Coutinho, em Mesquita.
Uniforme: Vermelho e branco.
Mascote: Diabo.
Técnico: Marcus Alexandre.
Destaques: o craque Romário, o atacante André (ex-Vasco, Atlético-MG, Sport-PE e Santos-SP) e o zagueiro Fabricio (ex-Fluminense, Flamengo e Atlético-PR)
AMERICANO
O Alvinegro Campista aposta numa nova gestão do clube, que promete justificar seu sempre favoritismo ao título. Para isso, contratou 30 novos jogadores e tem no comando um veterano, que bateu duas vezes na trave do acesso nas últimas duas temporadas, quando comandou o Olaria: Palinha.
Estádio: Antônio Ferreira de Medeiros (Ferreirão), em Cardoso Moreira.
Uniforme: Preto e branco.
Mascote: Mancha Negra.
Técnico: Palinha.
Destaques: os atacantes Caique Santos (ex-Red Bull-SP, Botafogo-SP, Londrina-PR e Boavista) e Biel (Ex-Santos-SP e São Caetano-SP) e o volante Tiago Corrêa (ex-Luverdense-MT, Bahia de Feira-BA e Patrocinense-MG).
ARARUAMA
Sempre surpreendente e ascendendo nas competições, a Arara da Região dos Lagos confia na base montada de outros anos, com alguns jogadores emprestados de equipes da Série A e de outras divisões da FERJ (B1 e B2), além de equipes do Espírito Santo. O treinador será o experiente Antônio Carlos Roy, que já ascendeu de divisão com várias equipes do Rio.
Estádio: Elcyr Resende, em Bacaxá.
Uniforme: Branco e azul.
Mascote: Arara.
Técnico: Antônio Carlos Roy.
Destaques: o volante Henrique Tiririca (ex-Sampaio Corrêa, Barra da Tijuca e Desportiva-ES), o atacante Washington (ex-Serra-ES) e o meia Juninho (ex-Volta Redonda).
AUDAX RIO
Rebaixado no Cariocão deste ano, o Audax montou uma equipe nova para a disputa da Série A2. Para tentar voltar à elite do estadual, o time laranja buscou reforços na matriz, o Audax Paulista, além de jogadores do Grêmio Osasco, outra equipe do grupo controlador da agremiação.
Estádio: Moça Bonita.
Uniforme: Laranja e azul.
Mascote: Cachorrão.
Técnico: Luciano Morais.
Destaques: o volante Darlan (ex-Duque de Caxias, Serra-ES e Olaria), o atacante Caique (ex-Fortaleza, Grêmio e Palmeiras) e o goleiro Arthur Gazze (Ex-São Paulo, Guarani-SP e Botafogo-PB).
ARTSUL
Celeiro de talentos da Baixada Fluminense, o Tricolor da Dutra sempre aposta na sua base promissora para fazer uma boa campanha e tentar o título inédito da A2. Além disso, o clube contratou alguns jogadores que figuram sempre nas Divisões do futebol do Rio para reforçar o time que será comandando pelo experiente treinador Emanoel Sacramento.
Estádio: Nivaldo Pereira, em Austin.
Uniforme: Azul, verde e branco.
Mascote: Águia.
Treinador: Emanoel Sacramento.
Destaques: o lateral Paulo Vitor – PV (ex-Sampaio Corrêa), o goleiro Luiz Henrique (ex-Nova Iguaçu, Serrano e America) e o meia Jean Robledo(ex-El Nacional e Quevedo, do Equador).
CABOFRIENSE
O Tricolor Praiano sempre aposta na sua base formada com a garotada da Região dos Lagos, mesclada com alguns jogadores experientes, entre eles alguns jogadores do Sampaio Corrêa, que cedeu seu centro de treinamento também para a pré-temporada da equipe de Cabo Frio. O treinador será o experiente Rafael Soriano.
Estádio: Alair Corrêa (Correão), em Cabo Frio.
Uniforme: Branco e verde, com detalhes em vermelho.
Mascote: Marlin.
Técnico: Rafael Soriano.
Destaques: o atacante Elias (Ex-Botafogo, America-MG e Juventude-RS), o zagueiro Erick Daltro (ex-Bangu, Guarani-SP e Náutico-PE) e o meia Jones Carioca (ex-America, Avaí-SC e Bahia)
DUQUE DE CAXIAS
O Tricolor Caxiense vem com um elenco onde mistura sua base e jogadores rodados pelo futebol carioca. O time aposta na força do sua tradição, que já disputou até a Série B do Campeonato Brasileiro, para voltar à elite Carioca.
Estádio: Marrentão, em Xerém.
Uniforme: Laranja, azul e branco.
Mascote: Águia.
Técnico: Alexandre Gomes.
Destaques: o atacante Nathan (Ex-Madureira, Cabofriense e Maricá), o volante Eberson (ex-Coritiba, Audax Rio e Tupi-MG) e Pedro Freitas (ex-Rio Branco-ES e Tupi-MG).
MARICÁ
O Tricolor Metropolitano vem forte para tentar o acesso. Para isso, o clube aposta em jogadores experientes e vários reforços de destaque da Série A do Campeonato Carioca, como Erick Flores e Gabriel Conceição. Além disso, a agremiação conta com a força da sua torcida que promete lotar sua nova casa, o estádio João Saldanha.
Estádio: João Saldanha, em Maricá.
Uniforme: Azul, branco e vermelho.
Mascote: Não tem.
Técnico: Reinaldo.
Destaques: o zagueiro Sandro Silva (Ex-Ceará, Criciúma-SC e Fluminense), o meia Erick Flores (Ex-Flamengo, Boavista e Volta Redonda) e o atacante Gabriel Conceição (ex-Botafogo).
OLARIA
O Azulão da Leopoldina aposta em sua base que bateu na trave por dois anos seguidos para o acesso. Apesar de ter perdido algumas peças, o time da rua Bariri contratou jogadores rodados pelo futebol do Rio, além de crias do clube, que serão dirigidos pelo experiente Edson Souza.
Estádio: Mourão Vieira Filho (Rua Bariri)
Uniforme: Azul e branco.
Mascote: Índio.
Técnico: Edson Souza.
Destaques: o atacante Antônio Tavares (da base),o volante Sidney Nery (ex-América-RN, Altos-PI e 4 de Julho-MA) e o goleiro Guilherme Eiras (ex-Boavista e Artsul).
PETRÓPOLIS
O time da Cidade Imperial montou uma base com jogadores experientes do futebol nacional, além de atletas que já disputaram a competição. A equipe petropolitana será dirigida pelo já conhecido do futebol carioca: Luciano Quadros.
Estádio: Atílio Marotti, em Petrópolis.
Uniforme: Azul, amarelo e preto.
Mascote: Águia.
Técnico: Luciano Quadros.
Destaques: o volante Araruama (ex-America, Olaria e Botafogo), o meia Bruno Paulo (ex-Flamengo, Vasco, Palmeiras e Corinthians) e o zagueiro Lucas Marreta (ex-Bangu).
RESENDE
O Gigante do Vale montou uma equipe totalmente nova para tentar voltar ao Cariocão em 2025. Para isso, manteve o técnico Carlos Leiria e aposta nas suas crias do CT Pelé Academy, junto com alguns jogadores experientes do futebol carioca.
Estádio: Do Trabalhador, em Resende.
Uniforme: Preto e branco.
Mascote: Lobo-Guará.
Técnico: Carlos Leiria.
Destaques: o meia Diego Rosa (ex-Vasco, Manaus-AM e Bahia), o lateral Gerley (ex-Portuguesa-SP, Palmeiras e Americano) e o atacante Netto (ex-Santa Cruz-PE, Remo-PA e Internacional).
SERRANO
O Leão da Serra aposta nas suas crias, misturado com jogadores experientes do futebol nacional para tentar faturar a Série A2 e o acesso. Para isso, o clube manteve o técnico das duas últimas temporadas, Jordi Blanco, e conta com o apoio de sua apaixonada torcida, que sempre lota o seu estádio, o Atílio Marotti.
Estádio: Atílio Marotti, em Petrópolis.
Uniforme: Azul e branco.
Mascote: Leão.
Técnico: Jordi Blanco.
Destaques: o lateral Magdiel (Ex-Madureira e America), o zagueiro Diego Macedo (ex-Itaboraí, Guarany de Bagé-RS e Luverdense-MT) e Alexandro (ex-Botafogo, Ponte Preta-SP e Sampaio Corrêa).
Agência FERJ