Ailton Ferraz analisa jogo-treino contra o Barra

Atividade foi realizada neste sábado

14/07/2014
Noticia
Raffa Tumbirinni/America Rio

Diante do Barra da Tijuca, o America disputou seu primeiro jogo-treino no período de intertemporada, no Centro de Treinamento do Artsul Futebol Clube, em Nova Iguaçu. O confronto, bem equilibrado, aconteceu na manhã deste sábado (09/08), no Estádio Nivaldo Pereira - situado dentro do CT -, e terminou empatado em 0 a 0. Ailton Ferraz, que utilizou pela primeira vez a maior parte de seus titulares por 90 minutos, se agradou com a atuação do time americano em um contexto geral e avaliou as dificuldades encontradas no duelo:

“Estamos no caminho certo e o resultado é o que menos importa. Só as vitórias na competição interessam. Mas gostei do que vi. Precisamos, mais uma vez, melhorar o poder ofensivo, apesar do goleiro do Barra ter feito um milagre no final. Porém, num contexto geral, fomos bem. É bom ter um pouco de dificuldade. Eu não gosto de começar a temporada com goleadas nos amistosos, pois alguns erros poderiam ser mascarados. Mas depois desse empate vamos corrigir os erros que vi e tentar melhorar ainda mais onde fomos bem”, disse.

O treinador do America explicou que aproveitou os amistosos - antes do jogo contra o Barra da Tijuca, parte do elenco encarou uma preliminar contra jogadores do COA (Centro de observação de atletas) - para dar mais ritmo a alguns atletas, como Allan, Gilcimar, Rafael Rebelo e Romarinho. Além disso o comandante rubro revelou que sabia que os jogadores sentiriam um pouco o ritmo intenso da preparação, o que é normal, e prometeu atividades mais cadenciadas na semana seguinte, visando obter evolução em outro teste:

“Sabíamos que os jogadores sentiriam o trabalho intenso que estamos fazendo - treinamentos em dois períodos. Porém eu queria dar mais volume de jogo a eles, para se acostumarem com os 90 minutos. E a resposta foi boa, já que alguns conseguiram terminar a partida inteiros, como foi planejado pelos preparadores físicos. Mas na próxima semana vai ser um pouco diferente e o jogo vai ser outro. Vou dar o descanso necessário, forçando os treinos na segunda (11) e diminuindo na terça (12), para a gente ter uma equipe inteira e bem descansada contra o Resende”, concluiu.

Atividade preliminar

Abrindo a manhã, por volta das 9h, o America disputou um jogo preliminar contra o COA (Centro de Observação de Atletas). Depois de muito pressionar e manter o domínio do embate durante a partida inteira, o time americano marcou três gols, todos na etapa complementar. Marcelinho, que entrou no segundo tempo, participou diretamente dos três gols. No primeiro, em um contra-ataque, o atacante serviu Cassiano, que disparou uma bomba de fora da área, vencendo o goleiro, aos 18 minutos.

Mais tarde, aos 33, Marcelinho cobrou falta da intermediária esquerda, a bola desviou em Raphael Azevedo, ricocheteou na zaga e entrou no contrapé do goleiro: 2 a 0. O atacante estava endiabrado, fez boa jogada individual pela direita e chutou cruzado, rasteiro. Castro, que também entrou na segunda etapa, invadiu a área por trás da defesa e só escorou: America 3 a 0.

Neste confronto o America atuou com: Henrique; Elisson, Thadeu Paraguai, Jadson e Noel; Raphael Azevedo, Castro Jr, Renan e Cassiano; Rafael Rebelo e Gilcimar. Entraram: Felipe, Romarinho, Marcelinho e Castro.

Amistoso contra o Barra

No jogo-treino diante do Barra da Tijuca, o America começou ditando o ritmo. No entanto, os adversários se mostraram empenhados, principalmente, na parte defensiva. Com isso, nenhuma chance real de gol foi criada na primeira etapa, que terminou equilibrada. Já no segundo tempo aconteceram duas chances, sendo uma para cada lado. Na primeira, em um contra-ataque dos rivais, Mossoró recebeu dentro da área e testou Luís Henrique, aos 30. Porém o goleiro americano estava atento e evitou o gol do Barra.

Por sua vez, a oportunidade dos rubros foi mais clara e exigiu um milagre do arqueiro rival. Aos 43 minutos, após boa trama entre Romarinho, Leandro Chaves e Vladimir, o zagueiro apareceu como elemento surpresa e cruzou da ponta-esquerda. Leandro Chaves, na marca da pequena área, finalizou e a bola tomou o caminho do ângulo direito do goleiro. Yago se esticou todo e espalmou, evitando o gol americano que, naquele momento, seria o da vitória rubra.

No embate contra o Barra da Tijuca o America jogou com: Luís Henrique; China, Marcelo Costa, Vladimir e Edu Pina; Denilson, Muniz, Júnior e Leandro Chaves; Vinícius Paquetá e Allan. Entraram: Jadson, Castro Jr, Romarinho, Marcelinho e Castro.

Semana de treinos e amistoso

Após o jogo-treino os atletas foram liberados e só se reapresentarão no CT do Carcará na manhã de segunda-feira (11/08). A segunda semana da intertemporada terá treinos em dois períodos todos os dias e, na quarta, às 15h30min, o America fará outro amistoso. Na ocasião os comandados de Ailton Ferraz medirão forças contra o Resende, também no Centro de Treinamento do Artsul Futebol Clube, em Nova Iguaçu.

Agência FERJ

Notícias relacionadas

PARCEIROS

Penalty
Sportsradar