America deixa favoritismo de lado para a disputa da Copa Rio
Ricardo Cruz cobra trabalho e empenho dobrado dos atletas
É verdade que o America vai entrar na Copa Rio como Campeão Estadual da Série B. O rubro inclusive será uma das equipes mais fortes da competição, por ter mantido a base vencedora do Estadual e por ter se reforçado com dois nomes de peso no cenário carioca: Adrianinho, melhor meia da Série B, e Vladimir, capitão do Mecão na Copa Rio de 2014. Mas também é certo que nenhuma competição é vencida sem suor e trabalho, como lembrou Ricardo Cruz.
Por isso, o treinador rubro rechaçou apontar qualquer equipe como favorita para conquistar o título do torneio, antes do início do mesmo, e destacou o foco do America nos trabalhos desta intertemporada. "Nessa questão que a imprensa e torcedores costumam colocar, se um time é favorito ou não, eu não entro. Independente dos investimentos e da preservação de um time que foi campeão, que evidentemente pode ser considerado uma equipe forte, eu prefiro não falar de favoritismo. Nem para o America e nem para qualquer outro clube. Prefiro sempre que a gente possa focar no trabalho, dar o nosso melhor e ter a felicidade de conseguir realizar nos jogos tudo o que nos preparamos para fazer. Aí o favoritismo vai aparecer ao longo do campeonato, naturalmente", frisou o treinador.
O depoimento do técnico rubro foi dado em um momento em que a equipe americana evolui, em todos os aspectos, nos treinamentos. Após quatro dias de treinos em Mesquita, sendo três em período integral, os atletas satisfizeram Ricardo Cruz, que congratulou seus pupilos pela aplicação.
O treinador americano ainda dignificou o profissionalismo da maioria dos jogadores do America - que seguiram treinando mesmo no período de férias após o Estadual - e avaliou positivamente a participação do meia Adrianinho e do zagueiro Vladimir, primeiros reforços para a Copa Rio. "Apesar dos poucos dias de trabalho, foram muitas sessões de treinamentos, e deu para ficar satisfeito com o desempenho e o empenho dos atletas. A condição que eles voltaram das férias foi boa. Sinal de que eles não ficaram parados nestas duas semanas e isso é importante nessa curta intertemporada. Os reforços também estão tendo uma participação boa, acompanhando o ritmo do grupo. Tanto o Adrianinho como o Vladimir são jogadores que a gente conhecia, e a expectativa relacionada ao que esperávamos deles foi mantida", ressaltou.
Treinos e estreia
Os treinamentos de quinta (13/08) voltaram a acontecer no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita. De manhã, durante aproximadamente 1h20min, os rubros fizeram trabalhos físicos, na academia do Centro de Treinamentos da arena, e técnicos - campo reduzido - no gramado principal do CT. No mesmo local, mas na parte da tarde, por cerca de 1h50min, os comandados de Ricardo Cruz realizaram um treinamento tático - posicionamento. Nesta sexta (14), de tarde, o Mecão voltará a treinar no Giulite Coutinho, palco da estreia americana na Copa Rio, marcada para o dia 2 de agosto. Na data, a partir das 15h, o America vai receber o Barcelona.
Agência FERJ