America sobe 8 atletas do Sub-20 para o elenco profissional
Jogadores vão ter regime de treinos junto com o plantel principal
As primeiras novidades confirmadas no elenco rubro para a disputa do Campeonato Estadual vêm de casa. O técnico Lucho Nizzo incorporará, nesse início de trabalho, oito jogadores oriundos da equipe Sub-20 para reforçar o plantel.
O goleiro Phelippe, o lateral-direito Eduardo, o lateral-esquerdo Bazezi, o zagueiro Matheus Reis, o volante Thiago, o meia Lucas Bala, o meia-atacante Leozinho e o atacante Alfinete estiverem no grupo vice-campeão da Série B1 do Estadual Sub-20, sob o comando de Sérgio Freitas. Vale lembrar que, dos oito atletas, três são da geração 1997 e cinco da 1998. Estes últimos ainda estarão dentro da idade para a categoria Sub-20 na próxima temporada.
Os meninos agora estarão sob a tutela de um especialista quando o assunto são jovens jogadores. Lucho já treinou, com sucesso, as seleções brasileiras Sub-15 e Sub-17, lançando feras como Neymar e Phillipe Coutinho e conquistando títulos.
O técnico do America explicou a escolha de começar a temporada com estes atletas integrados ao grupo. "Isso vem coroar o trabalho que eles realizaram no Sub-20. É uma recompensa pelo que fizeram na competição. Agora, serão agregados aos profissionais para dar sequência ao trabalho de uma forma diferente, num regime diferente, onde daremos a eles a oportunidade de - dependendo do grau de evolução de cada um - serem aproveitados na fase inicial do Campeonato Carioca", explicou Lucho.
A vivência longa com a garotada deixa o treinador tranquilo para utilizar qualquer um dos meninos, mas faz uma ressalva. "Não tenho nenhum medo de lançar jogadores jovens, até porque tenho 24 anos trabalhando na base e é um trabalho que me fascina, do qual gosto muito. Estamos ajudando o America a revelar novos valores. Minha satisfação de dar oportunidade a esses meninos de bom potencial é muito grande. Só não podemos, nesse primeiro momento, dar muita responsabilidade a eles. Primeiro temos de deixar eles se adaptarem a um regime profissional. Conversar e explicar que não há cobranças, para que possam de maneira tranquila e serena colocar pra fora a sua potencialidade. E se isso acontecer, vão jogar, posso garantir", afiirmou o técnico.
Outro a aprovar a medida é o diretor de futebol Marco Antônio Teixeira "Essa iniciativa (de incorporar os atletas do Sub-20) está contemplada no Plano Estratégico de Modernização (PEM), no pilar Desenvolvimento do Futebol. Nossa espectativa é a completa integração das categorias, sobretudo do Sub-20 com o profissional. Tenho certeza que o Lucho está absolutamente capacitado para isso", garantiu o dirigente.
Agência FERJ