Atacante do Nova Iguaçu é convocado para a Seleção Brasileira Sub-15
Silva atua nas divisões de base da equipe iguaçuana
01/07/2015
O Nova Iguaçu Futebol Clube viveu um dia histórico. Pela primeira vez, a Laranja da Baixada teve um jogador convocado para a Seleção Brasileira. Silva, atacante da equipe infantil, foi convocado pelo técnico Guilherme Della Dea para a Seleção Brasileira Sub-15 que irá disputar a Copa Natalicio Del Libertador Simon Bolivar, torneio que será realizado em Maracaibo, na Venezuela, entre os dias 18 e 24 de julho.
No clube desde os 12 anos de idade, Silva é um dos destaques da ótima campanha que o Nova Iguaçu vem realizando no Campeonato Estadual Sub-15. A Laranja da Baixada terminou a primeira fase em terceiro lugar e vai encarar o Flamengo, nesta quinta-feira, às 10h, na Gávea, por um lugar na final da Taça Guanabara, o primeiro turno do Estadual. Silva é o artilheiro da competição até aqui, com 13 gols.
Antes do treino desta quarta-feira, no Centro de Treinamento do clube, Silva recebeu das mãos do presidente Jânio Moraes e do técnico do sub-15, Jefter Percy, uma camisa da Seleção Brasileira. E a vestiu na frente dos atletas e professores das categorias sub-15, sub-14, sub-13, sub-12 e sub-11, sendo aplaudido pelos companheiros. "Foi uma emoção muito grande quando soube, recebi uma ligação do clube e estava em casa na hora, toda a minha família se emocionou. É um momento muito especial. Agradeço ao Nova Iguaçu, ao técnico Jefter e à comissão técnica e também aos meus companheiros, porque sem a ajuda deles nada disso teria acontecido. Fiquei muito feliz e agora vamos em busca do título do Estadual", celebrou Silva.
Dois jogadores do Nova Iguaçu já haviam sido convocados anteriormente para a Seleção Brasileira, mas estavam cedidos a outros clubes: o zagueiro Derlan, em 2011, quando atuava no Desportivo Brasil - hoje defende o Fluminense -, e o atacante Biro Biro, em 2014, quando estava no Fluminense - hoje brilha com a camisa da Ponte Preta.
Mas Silva é o primeiro atuando no Nova Iguaçu a ser lembrado. "Essa convocação tem um gosto especial. É um momento muito importante para o clube. Sempre tivemos muita responsabilidade com a base, e essa primeira convocação de um jogador atuando pelo clube é motivo de orgulho e de motivação para todos os jogadores. Fica aqui nosso agradecimento à equipe da CBF por essa oportunidade. E os nossos parabéns ao Silva e a todos os seus companheiros. Não podemos também deixar de agradecer e parabenizar a todos os profissionais que trabalham na nossa base, que fizeram por onde para que o Silva fosse convocado. Eles têm fundamental importância nisso", afirmou o presidente do Nova Iguaçu, Jânio Moraes.
A convocação de Silva, somada à grande campanha que o Nova Iguaçu vem fazendo nos Campeonato Estadual Sub-15 e Campeonato Carioca Sub-20, atesta a preocupação do clube com as categorias de base. A presença de um atleta na lista de convocados da Seleção Brasileira só corrobora uma conquista que o clube teve em 2013: o Certificado de Clube Formador Nível A expedido pela CBF. "Essa convocação passa uma credibilidade muito grande para o nosso trabalho. E é importante ressaltar que um jogador de clube pequeno, como falam, também pode ser convocado. Há essa imagem de que só jogador de grande clube é convocado, mas o Silva está aí para mostrar que todos podem sonhar. E o Nova Iguaçu, na base, se considera um clube grande", disse Jânio, que espera mais vitórias:
"O Nova Iguaçu tem consciência do que está fazendo e está ciente da responsabilidade que tem de trabalhar com tantas crianças da Baixada. Estamos cada vez mais melhorando a qualidade do trabalho. Já esperávamos uma convocação, temos convicção de que muitos outros terão essa oportunidade. Vamos procurar qualificar o trabalho e capacitar os atletas cada vez mais para que eles possam alcançar o que sonham", finalizou.
Agência FERJ