Botafogo vence o clássico e assume a liderança do Grupo B

06/02/2011
Noticia
Não faltou emoção no segundo clássico da Taça Guanabara. Ao final dos 90 minutos, o Botafogo derrotou o Fluminense por 3 a 2 neste domingo (06/02), no Engenhão, pela sexta rodada do primeiro turno do Carioca.
Com a vitória, o alvinegro assumiu a liderança do Grupo B com 16 pontos e ainda acabou com os 100% de aproveitamento do rival. O confronto foi muito rico em emoção: teve duas viradas, duas expulsões (Valencia e Marcelo Mattos), dois pênaltis marcados, defesas milagrosas de ambos os goleiros e dois gols do estreante Rafael Moura pelo Fluminense. Porém, pelo lado alvinegro, Renato Cajá, Loco Abreu e Herrera marcaram e garantiram o triunfo.
As duas equipes já estão garantidas nas semifinais da Taça Guanabara. O Fluminense volta ao Engenhão na próxima quarta-feira para enfrentar o Argentino Juniors, da Argentina, pela primeira rodada da Taça Libertadores. Em seguida, enfrenta o Madureira no domingo, mesmo dia em que o Botafogo recebe o Macaé, pela rodada final da fase de classificação da Taça GB.
O CLÁSSICO
Com grande atuação de Renato Cajá, o Botafogo foi melhor na primeira etapa e saiu na frente em um golaço de falta do meia, mas foi para o intervalo perdendo por 2 a 1 graças a dois lances de oportunismo de Rafael Moura. E ainda tivemos duas expulsões, ainda na etapa inicial: Valencia do Fluminense e Marcelo Mattos do Botafogo. Logo no início da segunda etapa, o Botafogo teve uma grande oportunidade de empatar a partida quando o árbitro Gutemberg de Paula marcou pênalti de Rafael Moura em Loco Abreu. O atacante foi para a cobrança usando a tradicional cavadinha. Mas Diego Cavalieri ficou parado no meio do gol e fez a defesa. Minutos depois Abreu se redimiu, pois logo em seguida houve um novo pênalti a favor do Botafogo, desta vez de Edinho em Bruno. Loco cobrou e empatou o jogo. E a virada alvinegra, veio aos 18 minutos. Num contra-ataque rápido, Renato Cajá avançou pelo meio e fez um lançamento preciso para Herrera, que apareceu no meio da zaga adversária e chutou para virar o placar: Botafogo 3 a 2. Com a vantagem em suas mãos, o alvinegro se fechou e passou a apostar nos contra-ataques. Aí, a equipe acabou sendo muito pressionada, mas teve em grandes defesas do seu goleiro Jefferson a segurança da vitória. E ficou nisso: Botafogo 3 x 2 Fluminense.

Ficha Técnica:
Jogo: Fluminense 2 x 3 Botafogo
Local: Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão)
Data: 06 de fevereiro
Data: 19h30min
Árbitro: Gutemberg de Paula Fonseca
Assistentes: Wagner de Almeida Santos e Jackson Lourenço Massarra dos Santos
Renda: R$ 389.735,00
Público Pagante: 13.912 pessoas

Fluminense: Diego Cavalieri, Mariano, Gum, Leandro Euzébio (André Luis) e Carlinhos; Edinho, Valencia, Souza (Araújo) e Conca; Rafael Moura (Fernando Bob) e Fred.
Técnico: Muricy Ramalho.

Botafogo: Jefferson, João Filipe (Arévalo), Antônio Carlos e Márcio Rosário; Alessandro, Marcelo Mattos, Bruno, Renato Cajá (Everton) e Márcio Azevedo (Somália); Herrera e Loco Abreu.
Técnico: Joel Santana.

Assessoria de Imprensa: Uruan Júnior/ Agência FERJ
Foto: AE

Notícias relacionadas

PARCEIROS

Penalty
Sportsradar