Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Neste 2 de Abril, foi estabelecido pelas Nações Unidas, em 2007, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Desde então, vem sendo celebrado como forma de aumentar a conscientização relacionada a todos os aspectos do transtorno do espectro do autismo (TEA).
Pessoas autistas enfrentam discriminação e barreiras em todos os setores da sociedade – nos sistemas de saúde e de assistência social, na educação, no emprego e em vários outros. É crucial que indivíduos com autismo, suas famílias e seus cuidadores, possam ter acesso a informações personalizadas, orientação e apoio para superar esses obstáculos.
“Cor”, tema da campanha 2024, busca derrubar o estereótipo de que indivíduos autistas levam vidas restritas e desprovidas de dinamismo.
Os suportes terapêuticos podem promover mais autonomia e qualidade de vida à pessoa autista e devem ser realizados por equipes multidisciplinares, integradas por médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos.
No Brasil, ainda não há estudos sobre a prevalência do TEA na população, mas, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país pode ter mais de 2 milhões de pessoas com autismo.
Agência FERJ