Duque x America terá VAR. FERJ adota medidas na arbitragem

Jogo terá cabine de VAR

19/06/2024
Noticia
Reunião aconteceu na sede da FERJ (Crédito: Úrsula Nery/Agência FERJ)

O jogo que vale a liderança da Série A2 do Campeonato Carioca, entre Duque de Caxias e America, neste sábado (22/06), às 14h45, em Moça Bonita, terá o recurso do Árbitro de Vídeo. Mais do que isso, em nome da transparência, a partida terá a marca de novidades: a sala do VAR será gravada por áudio e vídeo; proibição de telefone celular na sala do VAR; o instrutor de arbitragem não terá mais acesso ao campo de jogo e vestiário; os smartphones dos árbitros de campo ficarão com o delegado de jogo até o fechamento da súmula.

- Entendemos que, por ser uma partida entre líder e vice-líder, de tamanha importância para a competição, a ferramenta do VAR será utilizada para que aumentemos a probabilidade de acerto. E adotaremos, a partir de agora na arbitragem, novas medidas pela transparência e para evitar qualquer risco de interferência externa - disse o presidente da FERJ, Rubens Lopes.

Com a presença de membros da diretoria da FERJ e de representantes do Duque de Caxias (Fabio Almeida, presidente; e Jaime Camargo, gerente de futebol) e America (Marcio Estrella, vice-presidente de finanças; Eduardo Allax, gerente de futebol; Rubenildo Silva, gerente administrativo), a reunião contou ainda com a indicação, por parte dos clubes, do trio de arbitragem e árbitro de vídeo para a partida. Inicialmente, não houve consenso, até que convergiram no nome de Yuri Elino. O árbitro de vídeo será Rodrigo Nunes de Sá. Tiago Correia Farinha e Luiz Claudio Regazone serão os assistentes.

- Pelo bem da partida, da competição, que vença o melhor - afirmou Jaime Camargo, gerente de futebol do Duque de Caxias.

A utilização do Árbitro de Vídeo pode ser utilizado na Série A2 por decisão da Federação de Futebol do Rio de Janeiro ou caso algum clube esteja interessado no recurso - neste caso, cabendo a este arcar com as despesas.

Vale ressaltar ainda que as novas medidas de conduta na arbitragem valerão para todos os jogos da competição, a partir desta rodada.

O presidente da FERJ, Rubens Lopes, solicitou atenção especial aos representantes dos clubes para o cuidado com os comportamentos de jogadores e membros da comissão técnica, que influem nas boas maneiras da torcida no estádio.

Pela FERJ, participaram da reunião: Marcio Duba (vice-presidente de Governança e Conformidade), Marcelo Vianna (vice-presidente de Competições), Sávio Franco (vice-presidente de Relações Institucionais), Sandro Trindade (Procurador Geral), Guto Seabra (diretor de Comunicação) e José Carlos Santiago (Departamento de Arbitragem), Raphael Morgado e Rodrigo Molina (Departamento de Competições).

Agência FERJ

Notícias relacionadas

PARCEIROS

Penalty
Sportsradar