Edson Souza está de volta ao Nova Iguaçu

Treinador já começou trabalho na busca do tricampeonato da Copa Rio

28/08/2013
Noticia

O Nova Iguaçu já tem novo técnico, e ele é um velho conhecido. Edson Souza, que comandou o São João da Barra na Série B do Campeonato Carioca, retorna para sua terceira passagem pela Laranja da Baixada. O novo treinador foi apresentado nesta quarta-feira e comandou seu primeiro treino, já que terá apenas uma semana até a estreia na Copa Rio, dia 4, contra o Bangu.

 
 
Edson Souza comandou o clube Iguaçuano em duas outras ocasiões. Em 2006 e 2007 treinou a equipe de juniores, vice-campeã do Campeonato Carioca e do Torneio Octávio Pinto Guimarães. Ainda em 2007, subiu o Mesquita – que tinha jogadores e comissão técnica do Nova Iguaçu – para a Série A do Carioca, e foi campeão da Copa Rio pela Laranja da Baixada no ano seguinte. Depois de comandar o Bangu, retornou ao clube em 2009, mas ficou apenas dois meses:
 
 
"Foi uma decisão unânime. Edson foi um técnico vitorioso aqui no Nova Iguaçu, é trabalhador, com um caráter íntegro, um profissional que sabe que o clube tem como filosofia principal trabalhar na formação, e hoje temos 80% dos atletas na categoria profissional formados na base. Além, claro, da experiência que ele tem a passar para os atletas. Ele é o técnico ideal para a continuidade do nosso trabalho e acreditamos que ele vá ter sucesso",  afirmou o vice-presidente de futebol Vitor Lima.
 
 
Ex-jogador com passagem por grandes clubes do futebol brasileiro, como Cruzeiro, Fluminense e Vasco, Edson Souza acumula trabalhos como técnico por Portuguesa, Bangu, Mesquita, Audax Rio, Friburguense e Al-Raed, da Arábia Saudita. Mais experiente do que em sua primeira passagem pelo time da Baixada, ele revelou satisfação em voltar a trabalhar no clube e reencontrar velhos amigos e jogadores que passaram por suas mãos:
 
 
"Volto com uma grande satisfação. Depois de quatro anos é claro que voltamos mais experientes, com um repertório maior de conhecimento, e sabedor da filosofia aqui do clube. O Nova Iguaçu é um clube que revela jogadores e isso contribui, porque o próprio jogador se sente mais à vontade e sabe que precisa evoluir. Acho que podemos fazer um grande trabalho", afirmou Edson, que terá apenas uma semana para preparar a equipe para a Copa Rio:
 
 
"O facilitador é que temos um grupo formado, que até a semana passada estava disputando a Série D. Cada técnico tem sua maneira de conduzir, mas no futebol não se inventa muito, você aprimora. Os jogadores me conhecem, sabem que gosto de uma equipe agressiva tanto defensiva quanto ofensivamente. É só dar continuidade e acrescentar nosso tempero", disse o comandante.
 
 
Edson Souza foi campeão da Copa Rio em 2008, quando o Nova Iguaçu tinha uma equipe praticamente toda formada por jogadores criados nas categorias de base. Agora, a Laranja da Baixada, atual campeã, vai em busca do tricampeonato, e Edson buscará seu segundo título. 
 
 
O clube está no Grupo D, ao lado de Bangu, Resende, Audax Rio e Sampaio Corrêa. A competição dá vagas na Série D e na Copa do Brasil do ano que vem:
 
 
"O Nova Iguaçu não pode pensar de outra forma, temos que buscar o título. Quando fomos campeões (em 2008), conquistamos o campeonato com jogadores da casa. Quando se entra numa competição dessa, tem sempre que pensar em ganhar, até porque se faz necessário conseguir a vaga para a Série D ou eventualmente uma vaga na Copa do Brasil. Se puder assegurar isso logo melhor, temos que entrar com essa mentalidade", finalizou o treinador.
 
 
FICHA TÉCNICA
 
 
Nome completo: Edson Santana de Souza
 
 
Nascimento: 12/12/1964, em Santo André (SP)
 
 
Clubes como jogador: Bonsucesso, Fluminense, Cruzeiro, Bangu, São José-SP, Vasco, União da Ilha da Madeira (POR), América-RJ, Leon (MEX), Al-Ahli (ARA) e Chiasso (SUI)
 
 
Clubes como treinador: Portuguesa, Nova Iguaçu, Bangu, Friburguense, Mesquita, Al-Raed (ARA), Audax Rio e São João da Barra
 
 
 
 
 
Agência FERJ

Notícias relacionadas

PARCEIROS

Penalty
Sportsradar