Edson Souza faz balanço da campanha na Copa Rio e projeta 2014

Técnico quer aproveitar ao máximo os dois meses de treinos até o início do Carioca

25/10/2013
Noticia

Depois da campanha vitoriosa do ano passado, quando sagrou-se bicampeão e conquistou a inédita vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, o Nova Iguaçu não fez uma boa Copa Rio em 2013. A Laranja da Baixada caiu num grupo muito difícil, junto a Bangu, Resende, Audax Rio e Sampaio Corrêa, e não conseguiu a classificação para a segunda fase. Entretanto, agora é preciso olhar para frente.


Contratado após a campanha na Série D, quando o Nova Iguaçu foi dirigido por Marcelo Salles, o técnico Edson Souza viu pontos positivos na trajetória da Laranja da Baixada na Copa Rio. Para ele, o ponto principal foi resgatar a autoestima dos jogadores depois da eliminação na Série D, quando o Nova Iguaçu chegou a sonhar com a classificação após duas vitórias nas duas primeiras rodadas:

 

“Quando cheguei aqui o Nova Iguaçu vinha de uma decepção muito grande, encontrei um grupo bastante arrebentado. Interferiu também aquela derrota em casa para o Bangu e aquele desastre que foi contra o Audax. Como diz o Muricy, a bola machuca e machucou a gente. Vimos que seria necessário ter uma atitude mais forte, e nesse aspecto acho que houve um ganho. O resultado não agradou a ninguém, mas o importante é você ter a consciência de que o trabalho foi bem feito, e numa hora vamos colher os frutos”, afirmou Edson.

O aproveitamento do volante Carlos Henrique, de 19 anos, que estava treinando com a equipe Sub-20, foi um ponto positivo que o técnico tira da campanha na Copa Rio. Desde que foi promovido, o jogador foi titular da equipe e fez grandes partidas, ganhando a confiança dos companheiros e da comissão técnica para os próximos compromissos:

“Creio que houve um crescimento, e tivemos a felicidade de bater o olho no Carlos Henrique, que foi uma grata surpresa. Naquele momento minha intenção era a de procurar sangue novo, precisávamos de algo novo naquele momento. Tinha o Lucas (lateral-esquerdo) também, mas preferimos segurá-lo um pouco mais”, lembrou.

Com a eliminação precoce na Copa Rio, os jogadores receberam férias e se reapresentam no fim de novembro para já dar início à preparação para o Campeonato Carioca. Serão cerca de dois meses de treinos, algo que o Nova Iguaçu não teve no ano passado devido à campanha vitoriosa na Copa Rio, quando as finais já aconteceram no fim de novembro. Edson Souza espera aproveitar esse tempo para o time entrar 100% no Estadual:

“Vamos ter um tempo muito melhor para se preparar bem, porque a competição será dura. Serão 15 decisões. Geralmente se trabalha em cima de iniciar a temporada com 60%, 70%, para ir gradativamente melhorando. Esse ano é diferente, tem que chegar o mais próximo possível dos 100%, porque não vai haver tempo para recuperar. Vamos ter que chegar bem no início até para tirar proveito do fato dos grandes terem pouco tempo para se preparar. E a nossa responsabilidade também aumenta, porque não poderemos reclamar de nada. Com alguns reforços pontuais que vão chegar, tenho certeza de que vamos fazer um grande papel”,  finalizou o treinador.

 

 

Agência FERJ

 

 

 

 

Notícias relacionadas

PARCEIROS

Penalty
Sportsradar