Estádio Luso Brasileiro vai aumentar a capacidade

Projeto em parceria da Lusa com a Prefeitura

08/07/2022
Noticia
Presidente da Lusa, Marcelo Barros, faz o anúncio da obra ao lado do deputado Bebeto e do prefeito Eduardo Paes (Crédito: Nathan Diniz/AAP)

O Estádio Luso Brasileiro terá sua capacidade aumentada. Em parceria com a Prefeitura do Rio, a Portuguesa vai receber a doação de estruturas estruturas das arquibancadas e da cobertura da Arena do Futuro, que foi palco das partidas de handebol e de goalball dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

O local, que já foi palco momentâneo de jogos do Flamengo, Fluminense e Botafogo, irá receber estrutura definitiva e expandirá sua capacidade para até 16 mil torcedores. Atualmente, a praça esportiva tem capacidade para receber 5.044 espectadores.

A obra tem previsão de durar até um ano e será custeada pelo clube da Ilha do Governador. Os blocos de concreto pré-moldados que formam as arquibancadas serão retirados pela Rio-Urbe e colocados à disposição da Portuguesa, responsável pelo translado e montagem no Luso-Brasileiro.

O planejamento prevê a colocação de oito mil lugares no setor oposto à arquibancada social já existente, além da montagem de estrutura para mil torcedores atrás de cada baliza. A arquibancada social também será aumentada em mais dois mil lugares, com o deslocamento das cadeiras até próximo do banco de reservas, como no formato das arenas mais modernas.

- Isso mostra como nós buscamos, nas Olimpíadas, economizar recursos públicos. Fizemos arenas provisórias, como se fossem um Lego, para serem desmontadas. Isso permite que tenhamos aqui um estádio com 16 mil lugares. É um prazer fazer essa doação à Portuguesa - afirmou o prefeito Eduardo Paes, que esteve presente na cerimônia do anúncio da cessão das estruturas.

O presidente da Portuguesa, Marcelo Barros, participou diretamente nas tratativas juntamente com o prefeito Eduardo Paes, que contou com apoio do deputado estadual Bebeto e o ex-secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, para a cessão das estruturas.

- Essa doação é um sonho, um presente antecipado pelos 100 anos da Portuguesa, que serão comemorados em 2024. Estamos saindo de quase seis mil lugares para 16 mil. Isso propicia que a gente possa voltar a trazer os clubes grandes do Rio para jogar no nosso estádio, acabando com o problema da falta de um estádio alternativo na cidade, quando o Maracanã tiver que ser fechado para trocar a grama ou por qualquer outro motivo - destacou o dirigente da Lusa.

Agência FERJ

Notícias relacionadas

PARCEIROS

Penalty
Sportsradar