FERJ na assinatura do Projeto Estádio Seguro em Brasília
FERJ em Brasília
Defensor ferrenho da segurança nos estádios, o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rubens Lopes, marcou presença na assinatura do Acordo de Cooperação com os Ministérios da Justiça e Esporte, no Palácio da Justiça, em Brasília, para implantação do Projeto Estádio Seguro.
Ele esteve ao lado dos ministros Flávio Dino e André Fufuca, do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e demais presidentes de federações do país.
- A nossa bandeira é essa: a segurança do torcedor, a paz nos estádios - resumiu o presidente da FERJ. O objetivo do Projeto é levar mais segurança aos estádios por meio da tecnologia, proporcionando o aumento do monitoramento e cruzamento de dados dos torcedores. Assim como coibir o cambismo.
Vale ressaltar que parte do programa já acontece no futebol do Rio de Janeiro. De forma piloto, no Maracanã, a tecnologia permite identificar cidadãos com mandados em aberto ou restrição judicial.
No momento da leitura do ingresso, a catraca eletrônica é bloqueada através do dispositivo. O prazo de vigência do acordo será de 60 meses, a partir da assinatura, podendo ser prorrogado, mediante aditivo.
No Rio de Janeiro, o presidente Rubens Lopes esteve no Conselho Nacional de Justiça, no mês de agosto, para uma reunião sobre Arenas Seguras, projeto coordenado pelo Desembargador Mauro Martins, com as presenças também do presidente do Tribunal de Justiça-RJ, Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo; do Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Marcus Henrique Pinto Basílio; e do presidente da Comissão Judiciária de Articulação dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais em Eventos Esportivos, Desembargador Agostinho Teixeira.
Além disso, em sinergia com o Ministério Público, já é realizada a Metodologia AREF no Rio de Janeiro, que analisa e aponta o risco do evento através de bandeiras amarela, laranja e vermelha, já identificando modelo operacional do evento, que inclui segurança, mobilidade, ordem pública...
Agência FERJ