Fluminense x Corinthians: Operação de Bandeira Vermelha
Nota oficial
Como rege a metodologia de Avaliação de Risco em Estádios de Futebol (AREF), desenvolvida pela Associação Brasileira de Inteligência (Abin) e implantada em 2018 pelo Ministério Público, após estudo com todos os órgãos envolvidos em partidas de futebol no Maracanã - mobilidade, segurança, transporte... - , o jogo Fluminense x Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil, se enquadra na bandeira vermelha, o que sinaliza alta complexidade na operação.
Um dos enquadramentos da bandeira vermelha, segundo a AREF, diz respeito a exigência da utilização do ingresso físico, o que propicia maior eficácia na barreira de segurança, evitando o fluxo de torcedores sem ingresso próximo às bilheterias.
Na reunião de jogo, realizada na sede da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, na tarde desta segunda-feira (22/08), com todos os órgãos envolvidos, foi debatida a questão. Por segurança, para a semifinal da Copa do Brasil, a decisão é pela utilização do bilhete físico. Para o futuro, no entanto, haverá diálogo com a criação de um grupo de estudos para o uso do e-ticket nos jogos com bandeira vermelha, de acordo com a metodologia AREF.
Agência FERJ