Friburguense anuncia retorno de Tufy para a Copa Rio
Atacante já está treinando no Tricolor da Serra
O Friburguense confirmou a contratação do primeiro reforço para a disputa da Copa Rio. O meia Tufy (foto), de 24 anos, retorna ao Eduardo Guinle para a segunda passagem pelo clube. O jogador disputou o Campeonato Carioca de 2013 pelo Tricolor da Serra, mas não conseguiu uma boa sequência de jogos devido a uma lesão na coxa esquerda. Recentemente, voltou a atuar no futebol do Vietnã.
Tufy foi descoberto pelo clube quando disputou um jogo-treino contra o Ribeiro Junqueira, da cidade mineira de Leopoldina, durante a pré-temporada no ano passado. A boa atuação no treinamento despertou o interesse do Friburguense, que acertou a contratação três dias depois.
Passagens pela Ásia
Tufy iniciou a carreira no Valério Doce, de Minas Gerais, na categoria infantil, e passou pelo Botafogo de Ribeirão Preto e Flamengo-SP. A profissionalização aconteceu aos 19 anos, no Valério Doce. Na sequência, atuou pelo Brasilis, de Águas de Lindóia, e seguiu para atuar pelo Osotspa FC, da Tailândia.
O jogador passou duas temporadas no futebol asiático. Primeiro, atuou pelo Osotspa, da Tailândia, em 2011. Jogando ao lado do também brasileiro Cleiton – atacante que surgiu no Madureira em 2008 -, o meia se destacou e chegou a ser retratado numa versão local do jogo de videogame "Pro Evolution Soccer."
Conhecido na Ásia apenas pelo sobrenome "Pina" (o nome completo é Antonio Pereira Pina Neto), Tufy se transferiu para o Vietnã no ano seguinte. Pelo Long An, tradicional clube local, jogou a segunda divisão local e conquistou o título.
Após o fim do contrato, em agosto, Tufy veio para o Brasil e aceitou o convite do Ribeiro Junqueira, de Minas Gerais, para atuar no amistoso contra o Friburguense. A partida terminou 2 a 2.
Agência FERJ