Friburguense retorna aos treinos para disputa da Copa Rio
Tricolor da Serra almeja título da competição
Quatro meses separam o Friburguense do próximo desafio em 2014. E para chegar em condições de brigar pelo título da Copa Rio, em setembro, e garantir vaga na série D de 2015, o Tricolor da Serra iniciou a preparação na última segunda-feira, dia 5. A reapresentação aconteceu no Eduardo Guinle, e boa parte do elenco que disputou o Carioca esteve presente. Romulo, Toshyia e Marcelo - este último emprestado ao RB Brasil, de São Paulo, não vestem a camisa do Frizão no segundo semestre. Ausente à primeira atividade, o meia Jorge Luiz é aguardado ainda esta semana pelo técnico Gerson Andreotti:
"Estamos retornando para continuar o trabalho, pois há a necessidade de não pararmos tanto tempo até setembro, quando começa a Copa Rio. Vamos trabalhar o lado físico, técnico e vamos fazer amistosos posteriormente. Eu estou acompanhando os juniores já pensando em uma reestruturação da equipe, pois alguns jogadores saíram e outros podem ir embora. Os campeonatos nacionais estão acontecendo, e é possível que alguém saia. É importante também para os jogadores, caso haja um convite. Pra nós, é importante mantermos a parte física e também o ritmo de jogo", disse Andreotti.
O treinador admite a possibilidade de perder mais alguns atletas, mas confia no potencial da base do Tricolor da Serra. O comandante observa os treinos diariamente, em busca de peças que possam compor a equipe principal e se encaixem dentro do padrão de jogo implantado no clube:
"O padrão não muda, pois o clube tem uma identidade. Temos que encontrar as peças ideais, dentro da característica do nosso jogo. Por isso estou acompanhando os juniores, até porque essa é uma filosofia do clube. É um trabalho de observação e paciência. Temos o Dener, o Pierre, o Shoya que é um jogador habilidoso. Temos que trabalhar a parte muscular dele. Estamos acompanhando para escolher os jogadores certos dentro da necessidade", completou.
Assim como boa parte do elenco, o técnico recebeu propostas para assumir outros projetos, inclusive a nível nacional. Entretanto, Andreotti nunca escondeu a paixão por Nova Friburgo, o prazer em trabalhar no Friburguense e o objetivo de levar o clube a um outro patamar dentro do cenário nacional. Por isso, resolver permanecer neste segundo semestre:
"Após o término do Estadual, o Siqueira recebeu convites para levar alguns jogadores e eu também. Desta vez, ele recusou visando a Copa Rio e preferiu dar continuidade ao trabalho que estamos realizando há três anos. A gente deve manter boa parte do elenco, mas temos que viver o dia a dia. Ainda podemos ter mudanças, e por isso, estamos acompanhando a base. As coisas evoluem dentro desse processo", mencionou.
Apesar de encarar o retorno à Série D como o grande objetivo, Andreotti revela a ambição de conquistar um título oficial pelo Frizão:
"A gente está sempre batendo na trave, e o título sempre coroa o trabalho. Mas mesmo que não tivéssemos sido campeões, nós sentimos muito a Série D e o fato de não termos alcançado a terceira divisão. Hoje estaríamos com o calendário completo, estaríamos em outro patamar. Mas o importante é manter a conduta do trabalho e perseverar. Quando o caminho é certo, temos que trilhar e concentrar nele, sem perder o foco. Fizemos um belo Campeonato Carioca. Chegamos em sexto, e poderíamos ter chegado mais longe. Queremos mais, e não seria absurdo estarmos entre os quatro. Fiquei com um gostinho de quero mais realmente.", finalizou.
Jogadores presentes à reapresentação:
Goleiros: Afonso e Luiz Felipe;
Laterais: Sergio Gomes, Flavinho, Léo e Thales;
Zagueiros: Cadão, Bruno e Clayton;
Volantes: Bidu, Lucas, Damião e Zé Victor;
Meias: Rômulo Azevedo e Jefferson;
Atacantes: Ziquinha, Luis Felippe e Douglas Tardin.
Agência FERJ