Goleiros do Americano se preparam para fechar o gol na Série B
Equipe estreia domingo na Série B
Por Uruan Júnior
Mesmo faltando apenas quatro dias para a estreia da Série B do Campeonato Estadual, que acontece no próximo domingo (15/03) diante do Duque de Caxias, o Americano segue trabalhando forte com o seu elenco que está comprometido para conquistar o sonhado acesso. Com três goleiros trabalhando forte desde o final de janeiro, a torcida alvinegra pode ficar tranquila que trabalho não está faltando aos defensores.
Sob o comando do preparador José Bastos, os goleiros Felipe, Patrick e Vander, responsáveis por defender a meta alvinegra em 2015, participam de trabalhos específicos para operar defesas em chutes de longa e curta distância, fazem defesas difíceis no alto e no chão, além do trabalho com circuitos montados pela preparação física com o intuito de melhorar a potência e o tempo de reação.
Com uma experiência comprovada pelo tempo de casa, aonde chegou pela primeira vez em 1992, José Bastos fala um pouco sobre a sua estratégia de trabalho para que os seus comandados possam se sentir a vontade no novo clube:
"A gente sempre procura ter um padrão de trabalho que o jogador sofra o mínimo possível com dificuldades de adaptação. O Adilson, por exemplo, nosso goleiro em 2014, veio do futebol de Portugal, e com o bom ambiente de trabalho e toda a dedicação, conseguiu logo se adaptar. Isso é fundamental para que o atleta sinta-se à vontade e possa render melhor dentro de campo", apontou.
Um adepto desta filosofia de trabalho é o goleiro Vander. Formado pelo Nova Iguaçu e com passagem recente pelo Angra dos Reis, quando atuou por três temporadas, o defensor mostra está ambientado com os companheiros para conquistar o objetivo:
"A expectativa é a das melhores. O grupo está realmente focado em busca deste acesso. Fizemos uma preparação boa, que só tenho a agradecer a toda comissão técnica e diretoria por está dando um suporte para que nós possamos trabalhar bem", concluiu.
Felipe, goleiro formado no infantil do Americano em 2007, pensa parecido com o companheiro e destaca a importância de conquistar o acesso para o clube que sempre figurou na elite do cenário estadual:
"Estive aqui quando o Americano estava na primeira divisão. Sei o quanto essa torcida ama o clube e não merece ver o time nesta situação. O Americano é um clube que merece ser respeitado e estamos trabalhando para voltar a ser dessa forma", destacou.
Goleiro dos juniores em 2013, o goleiro Patrick, vem se destacando nos treinamentos nesta temporada. Segundo ele, o comprometimento começou antes mesmo dos trabalhos começarem:
"Sabendo que este ano teríamos um suporte ideal para trabalhar e que os treinos seriam intensos, eu tentei manter minha forma física e também continuar em atividade treinando a parte. Vejo que hoje, o fruto desta preparação é o meu melhor desempenho para ajudar o Americano a voltar para a elite", disse.
Depois de tantos treinamentos e atividades de pré-temporada, os goleiros e todo elenco vão administrando a ansiedade, mas não perdem tempo. Com períodos de trabalhos na academia e com bola, o Americano segue treinando forte para vencer o Duque e conquistar os primeiros três pontos da Série B, no domingo, às 15h30min, no Aryzão.
Agência FERJ