Gustavo Mendes está de volta ao Macaé
Profissional vem contratado para assumir o cargo de diretor executivo do clube
A saída do técnico Paulo Henrique Filho e a chegada de Josué Teixeira não foi a única mudança promovida pela direção do Macaé Esporte em seu departamento de futebol profissional. O clube acertou também a contratação de Gustavo Mendes, que após quatro anos e meio volta a ocupar o cargo de diretor executivo do Alvianil Praiano. O acerto ocorreu no último final de semana e o profissional já assumiu o cargo na vitória de 2 a 0 sobre o Bangu, em Moça Bonita:
“Quando o Mirinho (presidente de honra) me ligou perguntando sobre o interesse do retorno ao clube, disse que o pedido dele era uma convocação. Tenho um grande carinho pelo Macaé e até mesmo uma dívida de gratidão. Neste primeiro momento, o trabalho é de diagnóstico. Porém, já estamos implantando nova filosofia. A meta é fazer uma campanha de recuperação no Carioca e conquistar o acesso à Série B do Brasileiro”, disse.
Gustavo Mendes foi o primeiro gerente de futebol do clube. Contratado pela primeira vez em dezembro de 2007, dias após a conquista do inédito acesso à elite do futebol carioca, ele foi o executivo nos dois primeiros anos da participação do Macaé na Série A do Estadual, tendo obtido um oitavo lugar em 2008 e a quinta colocação (a melhor da história) no ano seguinte. Gustavo foi ainda o responsável por montar a equipe que seria vice-campeã Brasileira da Série D, no segundo semestre de 2009, antes de se transferir para o Fluminense.
Jornalista de formação, Gustavo Mendes exerceu a função de assessor de imprensa do Tricolor das Laranjeiras de 1999 até 2004. Quando Roberto Horcades assumiu o comando do clube, em 2005, Gustavo virou gerente de futebol e ajudou a formar o time que conquistaria o Estadual daquele ano e chegaria a final da Copa do Brasil. Seguiu no cargo até o fim de 2006.
Um ano depois, veio para o Macaé e deu nova cara ao clube. Porém, após quase dois anos no cargo, recebeu um convite para retornar ao Fluminense em agosto de 2009. Nos últimos anos, passou por Náutico, Avaí e ABC (RN). Gustavo Mendes chega ao Alvianil com a proposta de modernizar o clube e para ser um dos homens fortes do futebol.
Agência FERJ