Macaé e Madureira têm campanhas quase idênticas na Copa Rio

15/11/2011
Noticia
Únicos representantes do Rio de Janeiro na Série C do Brasileiro deste ano, Macaé e Madureira voltam a se encontrar. Os rivais medirão forças em um das semifinais da Copa Rio, torneio que indicará mais um representante do futebol carioca na Copa do Brasil em 2012. A partida de ida será nesta quinta-feira, às 16h, em Conselheiro Galvão. Bangu e Friburguense, que fazem a outra semifinal, jogam no mesmo dia e horário em Moça Bonita. Já no domingo, dia 20, os jogos de volta serão realizados no Moacyrzão e no Eduardo Guinle, respectivamente.
Apesar de algumas peculiaridades, Macaé e Madureira chegam a semifinal da competição com campanhas praticamente idênticas. Nos 14 jogos que disputou, o Alvianil obteve nove vitórias, dois empates e três derrotas, o que dá um aproveitamento de 69% dos pontos disputados. Por sua vez, o Tricolor Suburbano conquistou oito vitórias, quatro empates e duas derrotas. O aproveitamento é de 66,7%. Na parte ofensiva, a vantagem é do Macaé (27 gols contra 22). Já na defesa, a do Madureira é a menos vazada (14 contra 17).
As duas equipes possuem diferenças quando o assunto é mando de campo. O Macaé Esporte, por exemplo, é a única equipe da competição que venceu todos os jogos que disputou em casa (foram sete vitórias nos sete jogos que mandou no Moacyrzão). Já o Madureira, que também não perdeu em seus domínios, obteve três vitórias e quatro empates em Conselheiro Galvão (o aproveitamento é de 69,1% dos pontos).
Contrastando com estes números, o Alvianil é o pior visitante dentre os semifinalistas. Apesar de o rendimento ter melhorado nos últimos três confrontos (com duas vitórias e um empate), o Macaé tem apenas 38,1% de aproveitamento fora de casa, com duas vitórias, dois empates e três derrotas. O Madureira, porém, tem números melhores neste quesito, com cinco vitórias e duas derrotas (71,4% de aproveitamento).
RETROSPECTO FAVORÁVEL AO TIME DO MADUREIRA
Apesar de estarem invictos há sete e cinco partidas, respectivamente, Macaé e Madureira têm números bem distintos quando o assunto é o confronto direito. Nos 12 jogos oficiais entre os clubes, a vantagem é ampla a favor do Tricolor Suburbano, com sete vitórias. O Alvianil venceu o rival apenas uma vez, em maio de 2009, também pela Copa Rio (2 a 1 em Araruama). Outros quatro empates foram registrados. Nos gols marcados, a vantagem ainda é do Madureira (20 contra 13).
Neste ano, os dois times já se enfrentam três vezes. No Campeonato Carioca, empate em 2 a 2 no Moacyrzão, pela sexta rodada da Taça Guanabara. Já pela Série C do Brasileiro, foram mais dois jogos. No Aniceto Moscoso, empate em 1 a 1. Já em Macaé, o Madureira venceu por 1 a 0 com gol aos 48 minutos do segundo tempo. Na história da Copa Rio, foram seis confrontos entre os dois clubes, com uma vitória do Leão Praiano, três do Tricolor e aconteceram outros dois empates.

Assessoria de Imprensa: Agência FERJ
Arte: FERJ

PARCEIROS

Penalty
Sportsradar