Macaé Esporte enfrenta incômodo tabu
Equipe nunca venceu o Friburguense no Eduardo Guinle. Escrita pode cair no sábado
Motivado após a vitória de 1 a 0 sobre o Nova Iguaçu, com o gol marcado pelo atacante Anderson Costa aos 45 minutos do segundo tempo, o Macaé agora volta as atenções para o duelo contra o Friburguense neste sábado (23), às 16h, no Estádio Eduardo Guinle, em Nova Friburgo.
Mas, a casa do adversário não traz boas recordações ao Alvianil Praiano. Nas quatro partidas realizadas no estádio, todas válidas pela Copa Rio, o Macaé Esporte nunca conseguiu sequer um empate: foram quatro derrotas.
O primeiro confronto oficial entre as duas equipes foi justamente no Eduardo Guinle, em 6 de outubro de 1999. Na época, o Macaé estava em seu segundo ano de futebol profissional e acabara de sagrar-se vice-campeão da Série B do Carioca. Melhor para o Friburguense, que era da elite e venceu por 2 a 1.
Um novo confronto na Região Serrana só fora acontecer em 2008, quando as duas equipes já estavam na Série A do Carioca. E o adversário venceu por 1 a 0. No ano seguinte, também pela Copa Rio, o Friburguense venceu por 2 a 1. O último confronto no Eduardo Guinle foi no dia 8 de outubro de 2011, e o time da casa goleou por 4 a 2 (o seu maior handicap contra o Macaé).
Macaé leva vantagem em jogos pelo Carioca
Se o Friburguense levou a melhor todos os confrontos contra o Macaé em seu estádio, pela Copa Rio, o mesmo não se pode dizer quando o assunto é Campeonato Carioca. Nos quatro encontros pela competição, o Alvianil Praiano conquistou três vitórias e sofreu apenas uma derrota. O detalhe é que todos os jogos foram com mando de campo do Macaé e, em 2013, pela primeira vez o duelo pelo Estadual será em Nova Friburgo.
O primeiro confronto pelo Carioca aconteceu no dia 30 de março de 2008 e o Leão venceu por 3 a 1 no Estádio Cláudio Moacyr. No ano seguinte, aconteceu a maior goleada: 4 a 0 para o Macaé na Arena Guanabara, em Araruama. Na época, o Moacyrzão já estava fechado para as obras de remodelação. Tanto que em 2010 o duelo foi realizado no Godofredo Cruz, em Campos, o Friburguense venceu por 1 a 0.
O último encontro entre as duas equipes aconteceu no dia 10 de março de 2012, pela terceira rodada da Taça Rio. Em tarde inspirada do atacante Josiel, que marcou três vezes, o Macaé venceu por 3 a 1 no Moacyrzão.
No geral, Macaé e Friburguense já mediram forças 12 vezes em partidas oficiais, com cinco triunfos macaenses e sete do adversário. Nunca ocorreu um empate. Foram 18 gols do Leão contra 16 do Tricolor da Serra.
>> Números Macaé x Friburguense:
Jogos: 12
Vitórias do Macaé: 5
Vitórias do Friburguense: 7
Empates: -
Gols do Macaé: 18
Gols do Friburguense: 16
Agência FERJ