Macaé reassume a liderança da Série C
Equipe goleia o Caxias/RS por 4 a 1 no Moacyrzão
O Macaé Esporte começou com o pé direito o returno do Campeonato Brasileiro da Série C. Na tarde deste sábado (1º), o Alvianil Praiano goleou o Caxias por 4 a 1 no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo e assumiu provisoriamente a liderança do Grupo B, com 17 pontos. Além disso, o Leão conquistou contra a equipe gaúcha a vitória de número 200 de sua história. Em 439 jogos oficiais, desde a profissionalização em 1998, o Macaé ainda empatou 109 vezes e foi derrotado em 130 ocasiões.
Os gols da vitória macaense foram marcados por Jones (dois), Zambi e Osmar. Everton Garroni descontou para o Caxias. Mas, o principal destaque da partida foi o meia Norton, que deu três assistências e participou dos quatro gols do Leão Praiano. No jogo do turno, o camisa 7 havia marcado dois gols na também goleada por 4 a 0 em pleno Estádio Centenário. O atacante Zambi, artilheiro do Macaé Esporte na competição, com seis gols, fez os outros dois na região serrana gaúcha.
Bom primeiro tempo determina a goleada
Em seus domínios, o Macaé começou pressionando, sem dar espaço para os visitantes. Mesmo com o jogo truncado, o Alvianil chegou ao primeiro gol aos 16 minutos. Norton tentou centrar pela direita, a bola desviou na zaga e sobrou para Daniel cruzar na medida para o atacante Jones marcar de cabeça, se antecipando ao goleiro Paulo Sérgio. Já aos 33, o Caxias teve um gol bem anulado do volante Everton Garroni, completando de cabeça após a cobrança de falta de Badé, pela direita.
Porém, no minuto seguinte, o Alvianil marcou o segundo. Norton fez ótimo lançamento para Jones. O atacante saiu na cara do gol e bateu na saída do goleiro para ampliar. E o Macaé não deu tempo para o time grená assimilar o golpe. Logo aos 37, Norton escorou um cruzamento vindo da esquerda para Zambi dominar e chutar forte pra marcar o terceiro gol do Leão. Quando tudo indicava que a primeira etapa terminaria assim, o Caxias descontou com Everton Garroni: 3 a 1.
Para a segunda etapa, as duas equipes voltaram com modificações. No Macaé, o capitão Gedeil deixou o campo com um grande hematoma na perna direita. Osmar entrou em seu lugar e o meia Wallacer assumiu a braçadeira. Mas, foi o Caxias quem voltou mais motivado, devido ao gol no fim do primeiro tempo. Só que, aos 13, Osmar tratou de jogar um balde de água fria no adversário ao cabecear forte a bola após cobrança de escanteio de Norton, pela direita.
O Caxias, que estreava o técnico Picoli, sentiu e daí para frente o jogo esfriou e as chances para os dois lados praticamente desapareceram. A melhor chance do time grená aconteceu aos 22. Rafael Santiago recebeu cruzamento e, livre de marcação, tentou tocar de calcanhar e mandou para fora, desperdiçando boa oportunidade. Em ampla vantagem no placar, o Macaé tocava a bola esperando o tempo passar até que o apito do árbitro encerrou a partida.
Equipe se divide entre a Série C e a Copa Rio
A partir desta semana, o Macaé voltará as atenções também para outra competição: a Copa Rio, que dá uma vaga na Copa do Brasil em 2013. E a estreia do Alvianil será na quarta-feira (04), às 15h, contra o Quissamã, no Estádio Carneirão. Pela Série C, a equipe volta a campo no próximo sábado (08), às 16h, contra o Tupi, em Juiz de Fora.
FICHA TÉCNICA
MACAÉ 4 x 1 CAXIAS
Data/Hora: 1º/09/2012 - 16h
Local: Moacyrzão
Árbitro: Devarly Lira do Rosário (ES)
Assistentes: Frederico Soares Vilarinho (MG) e Ricardo Vieira Rodrigues (MG)
Macaé: Luis Henrique; Daniel, Diego, Vagner Eugênio e Edu Pina; Gedeil (Osmar), Wagner, Norton (Sandro) e Wallacer; Zambi e Jones (William). Técnico: Toninho Andrade.
Caxias/RS: Paulo Sérgio; Alisson, Jean, Lino e Badé (Marcos Paulo); Umberto, Mateus, Garroni (Diogo Roque) e Diego Torres (Marcelo Pastel); Juba e Rafael Santiago. Técnico: Edemar Picoli.
Assessoria de Imprensa: Agência FERJ