Macaé vence o Caxias/RS e assume a vice-liderança do Grupo B
Equipe devolve a derrota do turno e se aproxima da classificação à próxima fase
Dois meses e 13 dias. Este foi o tempo que o Macaé Esporte teve que esperar para reencontrar o Caxias. No dia 4 de junho, as duas equipes mediram forças no Centenário, em Caxias do Sul, e os donos da casa venceram, de virada, por 2 a 1. O gol da vitória grená, naquela ocasião, fora marcado pelo zagueiro Léo Korte, de mão, aos 49 minutos do segundo tempo. Mas, o troco do Alvianil Praiano foi dado neste sábado (17), no Moacyrzão, com o triunfo de 2 a 0 sobre o rival e com gols incontestáveis.
Além disso, o Leão aumenta o seu retrospecto contra os gaúchos. Agora, em quatro jogos, são três vitórias macaenses (em 2012 foram duas goleadas, por 4 a 0 e 4 a 1 respectivamente) e apenas uma do Caxias.
Com o resultado positivo, o Macaé assumiu a vice-liderança do Grupo B da Série C do Brasileiro, com 18 pontos. O time do técnico Gérson Andreotti consolidou a boa fase na competição com três vitórias seguidas, sendo que nos últimos dois confrontos o setor defensivo não sofreu gols.
No próximo sábado (24), o Macaé tenta manter a boa fase fora de casa, contra o Madureira, às 15h, em Conselheiro Galvão.
Caxias/RS começa melhor, mas Alvianil é eficiente
Mesmo jogando fora de casa, o Caxias foi melhor nos primeiros 20 minutos de jogo e mostrou que não estava disposto a apenas se defender. Logo aos 8, Wangler recebeu pela direita e rolou para Wallacer. O meia teve dificuldade para dominar dentro da área para depois tentar uma puxeta, que parou no goleiro Luis Henrique. Aos 15, Dick cruzou para Jonatan cabecear por cima do gol. Três minutos depois, Wallacer lançou para a área e Trípodi testou firma para ótima defesa de Luís Henrique.
O Macaé, que tentava sair na ligação direta da defesa para o ataque, só assustou aos 24. Após lançamento de Marcelo, Ziquinha se antecipou ao goleiro Douglas, mas adiantou demais e a bola saiu pela linha de fundo. Aos 26, outra boa chance do Alvianil Praiano. Após saída de bola errada do Caxias, Ziquinha recuperou e deixou Sérgio Junior na cara do gol, mas Douglas saiu bem e abafou o chute. Aos 33, mais Macaé. Marco Goiano cobrou falta com capricho. A bola chegou a tocar na junção da trave antes de sair.
Após adiantar a marcação, o time da casa aumentou a pressão. Aos 35 minutos, Douglas operou um milagre. Marco Goiano tentou arremate de longe e, após bate e rebate na área, a bola sobrou limpa para Sérgio Junior, que fuzilou, para a defesa do goleiro com a ponta dos dedos. A blitz macaense deu resultado. De tanto insistir, o Macaé chegou ao gol aos 43. Valdir cobrou escanteio na cabeça de Lucas, que subiu mais que os zagueiros para marcar. O Leão foi para o intervalo com a vitória simples.
O Caxias voltou para a segunda etapa com Zambi, outro jogador, assim como Wallacer, que defendeu o Alvianil no ano passado, entrando no lugar de Baiano. Apesar de colocar mais um atacante, foi o Macaé que marcou logo no primeiro minuto da etapa final. Ziquinha cruzou na medida e o artilheiro Sérgio Júnior deixou a sua marca mais uma vez. O Caxias chegou com perigo aos 16. Zambi cruzou para Trípodi, que cabeceou a esquerda de Luís Henrique. A partir daí, os gaúchos tentaram pressionar, entretanto o Macaé soube neutralizar as investidas dos gaúchos e segurar o resultado.
FICHA TÉCNICA:
MACAÉ 2 X 0 CAXIAS-RS
Data/hora: 17/08/2013 – 16h
Local: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo
Árbitro: Alinor Silva da Paixão (MT)
Assistentes: Joadir Leite Pimenta (MT) e Vanderson Antônio Zanotti (ES)
Macaé: Luís Henrique; Valdir, Cléber Carioca, Laerte e Marco Goiano (Edu Pina); Gedeil, Lucas, Marcelo (Zé Victor) e Norton; Ziquinha (Rodrigo Dantas) e Sérgio Júnior. Técnico: Gérson Andreotti.
Caxias: Douglas; Dick, Tiago Pagnussat, Léo Korte e Zé Mário; Baiano (Zambi), Jonatan (Charles Chad), Alisson, Wallacer e Wangler; Trípodi. Técnico: Pícoli.
Agência FERJ