Macaé vence o Santo André e confirma primeiro lugar do Grupo B
Macaé vence o Santo André, confirma liderança e aguarda o adversário do mata-mata que vale o acesso
O Macaé Esporte confirmou a classificação para as quartas-de-final da Série C do Brasileiro em primeiro lugar no Grupo B. Neste sábado (27) à tarde, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Alvianil Praiano venceu o Santo André por 3 a 1 e chegou aos 32 pontos. Já a equipe do ABC paulista terminou a competição em penúltimo lugar na chave, com 18 pontos, e foi rebaixada para a Série D de 2013.
O adversário do Macaé no mata-mata que já vale o acesso para a Série B será definido neste domingo (28), quando acontecem os jogos do Grupo A. Como ficou em primeiro na sua chave, o Leão faz a primeira partida fora de casa na próxima sexta-feira, feriado de Finados, às 19h. O confronto que decide um dos quatro clubes que ascenderá de divisão será realizado no dia 10, sábado, às 16h, no Moacyrzão.
Oito desfalques, estreias e sai o gol 100 em Nacionais
Ingredientes não faltaram ao Macaé no jogo contra o Santo André. Para começar, o Alvianil foi a campo com oito desfalques. O zagueiro Diego, o lateral-esquerdo Edu Pina e os volantes Gedeil e Wagner estavam suspensos. O também zagueiro Douglas Assis foi poupado por estar pendurado com dois cartões amarelos. Já o lateral-direito Daniel, o lateral-esquerdo Elton e o meia Norton seguem no departamento médico.
Com os dois laterais-esquerdo sem condições de jogo, o técnico Toninho Andrade improvisou o volante Dudu no setor. O jogador teve boa atuação e não comprometeu. No meio de campo, o treinador promoveu a estreia de Éberson, contratado na última semana. Com passagens por Madureira e Americano, o último clube do apoiador foi a Caldense/MG. Outro que estreou foi o atacante Willian, também contratado esta semana. O atleta veio do Vitória/BA.
Com a bola rolando, o Santo André tentou tomar a iniciativa, até porque precisava da vitória a qualquer custo para se livrar da queda. O Ramalhão até assustou aos 10 minutos. Bady cruzou da direita e o zagueiro Júnior Paulista cabeceou sobre o gol, com perigo. Entretanto, aos 20, o Macaé marcou o seu 100º gol em Brasileiros. Em bela cobrança de falta, o lateral-direito Edson bateu no contrapé do goleiro Bonan e abriu o marcador no Moacyrzão.
O Macaé cresceu no jogo e teve a chance de ampliar aos 27. Jones arriscou de longe, a bola quicou na linha da pequena área e quase enganou Bonan, que colocou para escanteio. Só que aos 33 não teve jeito. Zambi cruzou do bico esquerdo da grande área, Jones cabeceou, Bonan fez boa defesa, mas no rebote o próprio Jones completou para o fundo das redes. Logo depois, o placar do Moacyrzão anunciava a vitória parcial do Brasiliense (1 a 0 sobre o Vila Nova) e o Santo André desanimou de vez. O time do ABC precisa bater o Macaé e torcer por uma derrota dos candangos.
Em situação adversa, o Santo André não encontrava forças e o Macaé foi para o intervalo com a boa diferença de 2 a 0. Na volta para o segundo tempo, os paulistas fizeram duas modificações. Só que o quadro do Ramalhão ficou ainda pior logo aos 2 minutos. Jones tocou por elevação e encontrou Ricardinho livre na área. O atacante dominou e fuzilou o goleiro Bonan, que nem viu por onde a bola passou. Com o 3 a 0 no placar, o Macaé passou a administrar o resultado e a sair apenas nos contra-ataques.
Com a informação do empate do Vila Nova, o Santo André passou a ter mais posse de bola e se lançou ao ataque. Porém, tinha pela frente um placar elástico adverso. Os paulistas tiveram a chance de diminuir aos 14. Em lance inusitado, Bady acertou belo chute no travessão e, na sobra, Willian Dadá cabeceou no mesmo local. O time do ABC só descontou aos 34 minutos. Após cruzamento da direita, a bola sobrou para Bady completar para o fundo das redes.
Aos 40, o atacante Willian fez sua estreia ao entrar no lugar de Jones. O Macaé só assustou aos 45. Zambi teve a chance de transformar o placar em goleada, mas sua conclusão triscou a trave esquerda de Bonan e saiu pela linha de fundo. No fim, o Alvianil comemorou a liderança do Grupo B e agora espera o adversário do mata-mata. Em 18 jogos nesta fase, o Leão somou nove vitórias, cinco empates e sofreu apenas quatro derrotas, tendo marcado 33 gols e sofrido 17.
FICHA TÉCNICA
MACAÉ ESPORTE 3 X 1 SANTO ANDRÉ
Data/Hora: 27/10/2012 – 16h
Local: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo
Árbitro: Carlos Francisco Lima e Silva (SE)
Assistentes: Marcus Vinicius Gomes (MG) e Frederico Soares Vilarinho (MG)
Macaé Esporte: Luis Henrique; Edson, Ramon, Vagner Eugênio e Dudu; Bruno Barra, Osmar e Éberson (Anderson); Ricardinho (Henrique), Zambi e Jones (Willian). Técnico: Toninho Andrade.
Santo André: Bonan; Nequinha, Júnior Paulista, Sandoval e Batata (César); João Paulo (Willian Dadá), Cláudio Britto, Juninho e Bady; Borebi e Fábio Santos (Cadu). Técnico: Itamar Schulle.
Assessoria de Imprensa: Agência FERJ