Macaé vira e fica a um empate da Série B
No duelo que marcou a quebra de recorde de público do remodelado Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, o Macaé Esporte conseguiu uma virada histórica de 3 a 2 sobre o Criciúma. Quase seis mil torcedores viram o Alvianil Praiano arrancar o resultado positivo após estar perdendo por 2 a 0. Foi o primeiro jogo entre as duas equipes pelas quartas-de-final da Série C do Brasileiro. A partida de volta está marcada para o dia 23, no interior catarinense.
Agora, para garantir o acesso à Série B de 2011, o Macaé precisa de um simples empate para comemorar a vaga. Já o Criciúma, que fez dois gols fora de casa, se classifica com vitórias por 1 a 0 ou 2 a 1. Um novo 3 a 2 leva a disputa da vaga para os pênaltis. Por outro lado, o Alvianil Praiano pode festejar a classificação até mesmo em caso de derrota, desde que seja por 4 a 3, 5 a 4 e assim sucessivamente.
O JOGO
Empurrado por sua torcida, o Macaé começou o jogo a mil por hora. Logo aos 4 minutos, Raphael Aguiar arriscou de fora da área e o goleiro Agenor fez boa defesa. Porém, nos contra-ataques, o Criciúma também era bastante perigoso e foi assim que os visitantes abriram o placar. Aos 18, o lateral-direito Fábio Santana recebeu livre na área e tocou na saída do goleiro Lugão, que nada pôde fazer. O Macaé foi para cima e teve suas chances de gol sempre em chutes de fora da área. Aos 31, o volante Gedeil arriscou e a bola saiu tirando tinta da trave. Já aos 35 foi a vez do meia André Gomes bater de média distância e a bola explodir no poste direito. O Alvianil ficou em cima em busca do gol de empate. Aos 44, André Gomes fez jogada individual, passou por dois zagueiros e bateu cruzado. Em cima da linha, a bola bateu em Bruno Luiz e saiu pela linha de fundo. Porém, no final do primeiro tempo, o Criciúma ampliou o placar em mais um contra-ataque. O atacante Lins pegou na intermediária, passou por dois zagueiros do Macaé, invadiu a área e rolou para o companheiro de ataque Marcos Denner. Ele fintou o goleiro Lugão e bateu no alto, fazendo 2 a 0. Só que o jogo começou a ganhar nova cara no intervalo. Dário Lourenço fez duas mudanças no time. Saíram Da Silva e Bruno Luiz para as entradas de Serginho e Edivaldo. As alterações surtiram efeito e o Macaé veio com tudo para a etapa final. Mas, como no início as chances eram poucas, o técnico Dário Lourenço queimou a terceira substituição aos 13 minutos, com a saída do meia Danilo para a estreia do atacante Robson. E, logo dois minutos depois, Edivaldo quase diminuiu de cabeça. Mas, aos 18 não teve jeito. Após cobrança de escanteio de André Gomes pela direita, o zagueiro Otávio raspou de cabeça, a bola ficou viva na área e o atacante Robson conseguiu, quase caído, tocar para o fundo das redes. A pressão era intensa e, aos 24, o Macaé empatou a partida. Após cruzamento na área, o zaga do Criciúma não afastou o perigo. O zagueiro Otávio aproveitou e dentro da pequena área só tocou para o fundo das redes. Com a torcida inflamada, o Macaé Esporte chegou ao terceiro gol aos 27. Em mais um cruzamento, Edivaldo, livre no segundo pau, tocou para o meio da área, e o apoiador Serginho, recém-promovido da equipe de juniores, apareceu livre e só tocou para o fundo das redes. Foi o primeiro gol dele entre os profissionais: 3 a 2. No final, o Criciúma tentou pressionar em busca do seu gol de empate. Mas, o Macaé ficou bem fechado no setor defensivo e conseguiu segurar o placar até o final e comemorar a vitória com seus torcedores:
-“Não tínhamos saída. Íamos para cima deles ou sairíamos daqui eliminados. Sabia que a gente não poderia perder, por isso coloquei a equipe no ataque. Estou muito feliz, mas sabemos que é uma pedreira jogar lá em Criciúma. Apesar da vitória em casa, vai ser muito difícil lá.” - disse o técnico Dário Lourenço após o jogo.
Ficha Técnica:
Jogo: Macaé Esporte 3 x 2 Criciúma/SC
Local: Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo
Data: 10 de outubro
Horário: 10 Horas
Renda: R$ 23.970,00
Público Pagante: 4.971 pessoas
Público Presente: 5.771 pessoas
Árbitro: Cleber Wellington Abade (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Grasse (SP) e Giovani Cesar Canziam (SP)
Macaé Esporte: Lugão, Johnatan, Otávio, André e Bill; Gedeil, Da Silva (Serginho), André Gomes e Danilo (Robson); Raphael Aguiar e Bruno Luiz (Edivaldo).
Técnico: Dário Lourenço.
Criciúma/SC: Agenor, Fábio Santana, Rogélio, Nino e Galego; Mika, Henik, Têti (Lucca) e Diogo Oliveira (Chicão); Lins e Marcos Denner (Lincom).
Técnico: Argel Fucks.
Assessoria de Imprensa: Uruan Júnior/ Agência FERJ