Medidas de segurança para a Série A2
Medidas de segurança
Preocupada com a segurança do torcedor nos estádios, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, após convocação extraordinária, debateu na tarde desta quinta-feira (11/07) o tema de extrema relevância com os representantes dos 12 clubes que participam da Série A2 do Campeonato Carioca 2024. Com aprovação unânime, medidas serão adotadas a partir já da 9ª rodada da Taça Santos Dumont de Profissionais.
- Estádio com venda de ingressos de até 1000 torcedores, os clubes terão de disponibilizar 20 seguranças particulares para o evento.
- Estádio de 1000 a 2000 torcedores, os clubes terão de disponibilizar 40 seguranças particulares para o evento.
- Todos os ingressos, sejam vendidos virtualmente e fisicamente, serão cadastrados por CPF. Caso o torcedor compre mais de um bilhete, todos ficarão sob seu cadastro.
- Os ingressos de cortesia dos clubes também terão de ser registrados com o nome e CPF de quem fizer a retirada.
- O clube mandante pode transferir sua partida para outro estádio, caso sinta que há problema de segurança em sua praça esportiva.
- A utilização de drones, principalmente em praças esportivas que não tiverem circuito interno de câmeras, será utilizado na segurança dos jogos, na parte interna e externa dos estádios, para identificar possíveis focos de conflitos.
- Em caso de conflito no estádio ou proximidade, identificado o causador, o responsável poderá ser punido com perda do mando de campo.
Além de todas essas medidas, os clubes se comprometeram a realizar campanhas educativas, em redes sociais, sites e até mesmo presencialmente, para o torcedor com orientações de comportamento e do quanto é nociva ao espetáculo e ao clube a violência.
Na próxima semana, após a nona rodada, será realizada nova reunião de avaliação.
Agência FERJ