Nova Iguaçu celebra classificação dramática e quer chegar longe no Carioca
Time vai enfrentar o Botafogo na estreia da Segunda Fase
Após uma classificação sofrida e dramática na 1ª Fase do Campeonato Carioca, o Nova Iguaçu estreia na Taça Guanabara neste sábado (28/01), na primeira rodada da Taça Guanabara, diante do Botafogo, às 17h, no Estádio Nilton Santos. A Laranja da Baixada ficou no Grupo B, que também tem Flamengo, Macaé, Madureira e Boavista.
Campeão da Série B Estadual no ano passado, o Nova Iguaçu teve de disputar a 1ª Fase por conta da mudança no regulamento, com mais cinco equipes, para buscar uma das duas vagas na 2ª Fase do Carioca.
A vaga só foi conquistada nos acréscimos do último jogo e por um golzinho de diferença no saldo, à frente da Cabofriense, com vitória sobre o Bonsucesso por 5 a 2, na Rua Bariri. "Foi tenso. Acho que foi o finalzinho mais tenso de um jogo meu aqui pelo Nova Iguaçu, perguntando a todo momento quanto estava o jogo lá (da Cabofriense, que venceu a já classificada Portuguesa por 4 a 1). Cada gol que nós fazíamos dava um alívio. No finalzinho as coisas se complicaram, mas foi merecido", afirmou o capitão Paulo Henrique, que está no clube desde dezembro de 2013.
A campanha na fase preliminar foi cercada de percalços. Após um empate na estreia debaixo de muita chuva na Rua Bariri, contra a Portuguesa, o Nova Iguaçu venceu o Tigres do Brasil por 2 a 0 em casa. Depois, vencia o Carapebus/Campos por 2 a 0, mas permitiu o empate nos acréscimos. No jogo seguinte, vencia a Cabofriense por 2 a 1, mas permitiu a virada também no finalzinho.
A vaga ficou para a última rodada, com drama. "Essa semana foi tensa, por conta dos jogos contra o Carapebus/Campos e a Cabofriense. Vínhamos fazendo bons jogos, mas sofrendo gols no final, deixando uma amargura. Mas o futebol é assim, te traz surpresas. Conseguimos fazer o resultado contra o Bonsucesso, aquele drama no final esperando acabar o jogo... Merecíamos essa classificação, por tudo que fizemos na Série B", salientou o atacante Adriano.
Com passagens pela Europa, artilharia conquistada no futebol asiático e passagens por Vasco da Gama e Internacional, Adriano é uma das peças mais experientes do elenco. Ele chegou na Série B e tem sido fundamental na atual temporada, com gols e assistências.
Um dos fatos citados por ele é o crescimento dos garotos revelados na base do Nova Iguaçu, que possui desde 2013 o Certificado de Clube Formador da CBF. "Por tudo que a diretoria oferece, as condições de treinamento, por cumprirem o que prometem, o Nova Iguaçu não poderia disputar a Série B. Eu vim só para acrescentar. Estou feliz aqui, e vemos também o crescimento dos garotos também, como o Lucas, o Yan, o Marlon, o Wescley... Fico feliz de estar contribuindo positivamente para o crescimento do Nova Iguaçu", contou.
O Nova Iguaçu agora projeta uma boa campanha na Taça Guanabara. Para isso, conta com a base do time já montada desde o ano passado e o ritmo de competição por conta da 1ª Fase, que se iniciou no dia 11.
O capitão Paulo Henrique, que completou 150 jogos pelo clube, sonha alto. "Vamos sempre pedir o apoio da nossa torcida, que nos incentivou muito. Eles podem esperar uma equipe aguerrida em cada jogada. Vamos para fazer história, não vamos entrar apenas para competir", prometeu o volante.
Agência FERJ