Nova Iguaçu tem Certificado de Clube Formador renovado novamente
Clube foi pioneiro no Certificado da CBF no Rio
O Nova Iguaçu iniciou o ano de 2020 com a confirmação de excelência nos trabalhos ligados à categoria de base. Neste mês de janeiro, o Orgulho da Baixada, pioneiro no Rio de Janeiro a receber este título, teve a renovação do Certificado de Clube Formador, que foi alcançado pela primeira vez em 2013. Este documento leva em conta todos os requisitos para a formação de jogadores, como estrutura e profissionais qualificados para desenvolver os atletas de futebol.
Atualmente, segundo balanço atualizado pela CBF no dia 9 de janeiro, apenas 36 clubes possuem a tal chancela em todo país. Em 2013, quando o Nova Iguaçu conseguiu o documento pela primeira vez, apenas 11 clubes já o tinham. No Rio de Janeiro, somente o Laranja Iguaçuano, o Volta Redonda e os quatro grandes possuem a certificação.
O Certificado de Clube Formador da CBF possibilita que os clubes assinem contratos de formação com os jogadores. Ou seja, é a fase intermediária entre o contrato amador e o contrato profissional. Atualmente, o Nova Iguaçu tem 18 jogadores registrados com este tipo de contrato. As idades dos atletas variam entre 15 e 19 anos.
Agência FERJ