Novidades na arbitragem para o Carioca Betnacional

Novidades na arbitragem para o Carioca

10/01/2024
Noticia
Presidente Rubens Lopes se reúne com presidentes de clubes para apresentar novidades na arbitragem para o Carioca Betnacional. (Crédito: Úrsula Nery/FERJ)

No Campeonato Carioca Betnacional 2024, após debate entre os representantes de Fluminense, Flamengo, Vasco, Botafogo e Madureira - pelos clubes formadores - com o presidente da FERJ, Rubens Lopes, diretoria e membros do Departamento de Arbitragem do Futebol do Rio, a arbitragem padronizará ações e decisões. Uma delas é a comunicação direta do VAR com o árbitro de campo, sem emissão de opinião que transfira pressão.

"A comunicação do VAR para o árbitro não poderá de maneira alguma sugestionar a decisão do árbitro de campo. O VAR deverá apenas indicar o lance a ser revisado, sem tecer qualquer comentário", aponta um trecho do debate.

Além disso, uma diretriz será a busca pelo software mais atualizado para aumentar a precisão em relação à linha de impedimento.

Outra alteração será no Tempo Técnico Obrigatório (TTO), antes realizado aos 20 minutos de cada tempo. Agora, acontecerá a partir dos 25 minutos.

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro confirmou a contratação da Good Game, empresa especializada em checagem e monitoramento de arbitragem, para avaliação minuciosa das atuações e estratificação de erros e acertos, proporcionando melhor análise e correções.

O presidente da Federação voltou a colocar à disposição membros do Departamento de Arbitragem para que realizem palestras nos clubes, assim como reiterou que as portas da entidade estão abertas para os dirigentes para dirimir dúvidas e esclarecimentos.

Presentes na reunião:

Fluminense - Marcelo Penha e Aníbal Rouxinol

Flamengo - Luiz Rodolfo Landim

Vasco - Lucio Barbosa e Nicolas Fraga

Botafogo - André Alves e Jonas Marmello

Clubes Formadores: Elias Duba

FERJ: Marcelo Vianna (vice-presidente de Competições), Márcio Duba (vice-presidente de Governança), Leonardo Ferraz (Secretário Geral), Guto Seabra (Diretor de Comunicação) e Sandro Trindade (Procurador Geral).

Departamento de Arbitragem: Claudio José, Jorge Rabello, José Carlos Santiago e Luiz Mairovitch.


Agência FERJ

Notícias relacionadas

PARCEIROS

Penalty
Sportsradar