Representante da FIFA visita o Friburguense
Cidade de Nova Friburgo poderá receber uma Seleção em 2014
O primeiro passo foi dado. Na verdade, o segundo. Na manhã do último sábado, o Friburguense recebeu a visita do gerente de Competição Serviços às Equipes do Comitê Organizador da Copa do Mundo do Brasil 2014, Frederico Nantes. Nova Friburgo concorre com outras 12 cidades do estado para receber uma Seleção durante a Copa do Mundo de 2014.
Frederico Nantes chegou ao clube por volta das 10h30min, portando uma câmera digital e uma prancheta. O agente foi recepcionado pelo gerente de futebol do Friburguense, Siqueirinha, presidente professor Raul Marcos, vice de futebol Carlos Alberto Nideck e pelo secretário de esportes do município de Friburgo, Renato Satyro. Durante a visita, que durou cerca de uma hora e meia, Nantes conheceu todo o complexo do clube, desde a parte social ao futebol. Apesar de solícito e simpático, não estava autorizado a falar com os repórteres.
Após a visita, o presidente do Friburguense, professor Raul Marcos, concedeu entrevista e destacou a importância do momento para clube e cidade. Na visão do dirigente, deve haver um esforço conjunto para que Nova Friburgo seja a escolhida:
“É de fundamental importância pra Nova Friburgo e para o Friburguense. O fato da FIFA estar nos visitando demonstra o interesse dela em ter Friburgo como base, para ser oferecida estrutura às delegações que virão disputar a Copa de 2014 no Rio de Janeiro. Eu creio que esse é um projeto de toda Nova Friburgo. Se a cidade deseja isso, todos devem estar engajados e oferecer estrutura para sermos selecionados, o que representaria muito economicamente e socialmente para o município. Temos um campo em condições, uma estrutura feita e não precisamos partir do zero. Com poucos ajustes, poderemos estar recepcionando qualquer delegação”, mencionou o presidente.
A indicação à pré-candidatura do Friburguense foi feita pela Suderj. Desde então, há cerca de dois anos, a entidade conversa com o clube através do gerente de futebol, Siqueirinha. O dirigente explicou o processo de escolha e avaliou a visita, bem como as condições em vencer a concorrência:
“Ficamos felizes por já estarmos entre as 12 cidades pré-selecionadas. O primeiro aspecto era ter um estádio, para servir como centro de treinamento. Não adianta ser uma grande cidade e não ter essa estrutura de um CT. A própria Suderj nos indicou, até pelo estádio que temos, ginásio, pista, piscina, academia, todo o complexo. Não é a quantidade de campos que vai definir, até por ter uma só seleção. Tivemos essa vistoria e tudo aquilo que foi colocado pela Suderj foi passado a esse comitê de serviços da Copa do Mundo de 2014. Agora já é uma outra etapa. Sabemos que envolve toda a cidade, desde a qualidade do clima à questão política. Temos 12 concorrentes fortes no estado do Rio. Se tratando de estádio, vemos o Volta Redonda bem na frente. Mas na verdade é um complexo, um CT. O Friburguense tem essa condição. Melhorias terão que ser feitas. A preocupação, no momento, era a metragem, o espaço a ser utilizado. Eles não podem comentar, ao final da vistoria, o que acharam. No entanto, acho que o clube deixou uma boa impressão. A partir de agora, o trabalho deve envolver toda a cidade”, disse o dirigente.
Assessoria de Imprensa: Agência FERJ