Ricardo Cruz é efetivado no comando do America
Treinador assumiu a equipe de forma interina na Série B
Depois de conduzir o America ao acesso - de forma antecipada - e ao título do Campeonato Estadual da Série B, Ricardo Cruz seguirá como treinador da equipe rubra. Até então como interino no cargo, Cruz foi efetivado na tarde desta quarta (29/07) ao assinar contrato com o Mecão até o final da Copa Rio. Além do comandante americano, Nelson Rodrigues, seu auxiliar técnico na Série B, também seguirá no Rubro, mas promovido à coordenador técnico. William Bacana, preparador de goleiros incorporado no Triangular Final, é outro que teve seu vínculo renovado até o fim da temporada. Os demais membros da CT americana - que chegaram ao clube no início de 2015 ou antes deste período - permanecerão na equipe rubra.
Ricardo Cruz agradeceu a confiança da diretoria do America. "Só tenho a agradecer a oportunidade. Nunca me preparei para ser treinador, mas com muito trabalho, obtive sucesso na Série B, conquistando o título e o acesso. Por isso, optei por seguir no comando do time até o fim da Copa Rio para saber se tenho condições de dirigir a equipe no Campeonato Carioca de 2016", revelou o técnico, já pensando na próxima competição. "Estamos montando a equipe com calma e aproveitando a boa base da Série B. Temos de entrar na Copa Rio para ser campeão. Não podemos ter outro objetivo. Até porque podemos conquistar uma vaga num torneio nacional, como a Copa do Brasil ou a Série D do Campeonato Brasileiro. Temos de recolocar o America onde ele merece", frisou.
Números do treinador
Querido por todo o elenco americano por sua educação e dedicação, Ricardo Cruz assumiu o America em um momento delicado. Até então preparador de goleiros, o treinador teve a missão de, pela primeira vez em sua carreira profissional, dirigir uma equipe de futebol. A decisão, tomada pelo presidente do America, Léo Almada, e aceita por Ricardo, mostrou-se acertada com o passar dos jogos.
Após não obter vitórias nos dois duelos da semifinal da Taça Corcovado, o técnico fez com que o Triangular Final parecesse extremamente fácil. Sob sua batuta conquistou o acesso e o título da competição de forma invicta - contando apenas os jogos do Triangular -, vencendo três dos quatro jogos possíveis, com o America marcando dois gols em todos os jogos. Como se não fosse o bastante, o Rubro finalizou a competição a bater a Portuguesa na casa da rival e fechou o torneio com o dobro de pontos do time vice-campeão.
Agência FERJ