Rio larga na frente e inicia projeto de construção de CT para a arbitragem

04/08/2010
Noticia
Rio larga na frente e inicia projeto de construção de CT para a arbitragem
Mais uma vez o Rio de Janeiro dá um importante passo para aperfeiçoar e dar melhores condições aos árbitros e árbitros assistentes. A partir do próximo ano, o estado contará com um centro de treinamento exclusivo para árbitros e assistentes. O projeto já está em andamento.
Nas últimas semanas, o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio (FERJ), Dr. Rubens Lopes da Costa Filho, se reuniu com o prefeito Eduardo Paes para acertar os detalhes para a cessão do terreno, de cerca de 39 mil metros quadrados, em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, para a construção do Centro de Excelência e Treinamento de Árbitros (CETA).
Segundo Jorge Rabello, presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol do Rio (COAF-RJ), o projeto é pioneiro:
-“No Brasil, certamente é o primeiro. No mundo, não posso dizer com certeza. Mas pelo que acompanho de Uefa e Fifa, nunca ouvi falar de um CT exclusivo para os árbitros. Isso é o futuro. Acredito que o trabalho com a arbitragem será dividido em antes e depois desse projeto.” - disse Rabello.
A intenção de Rabello, um dos responsáveis pelo projeto, é que o CETA possa ser também a casa dos árbitros na Copa de 2014. A localidade poderia ser utilizada ainda por algum clube que queira realizar sua pré-temporada no Rio.
CUSTO
O projeto vai custar cerca de R$ 13 milhões. Os responsáveis contam com a aprovação do Ministério do Esporte para custear as obras. Para a manutenção, o gasto anual será de cerca de R$ 350 mil.
PRAZOS
Neste ano, será lançada a pedra fundamental. No ano que vem, serão construídos campo, pista de atletismo e vestiário. O hotel estará pronto em 2012.
ESTRUTURA
O CT contará com alojamentos para mais de 120 árbitros, instrutores, observadores e treinadores de arbitragem; refeitório; auditório; salas de estar, TV e jogos; sala para acesso a internet; piscina; departamento médico; fisioterapia e fisiologia; musculação; odontologia, nutrição; lavanderia; um campo oficial de futebol; pista de atletismo; caixa de areia; sauna e vestiários.

Assessoria de Imprensa: Uruan Júnior/ Agência FERJ
Foto: Divulgação

Notícias relacionadas

PARCEIROS

Penalty
Sportsradar