Só resta vencer para não fazer contas

15/09/2010
Noticia

A matemática é simples. Para garantir vaga nas quartas-de-final do Campeonato Brasileiro da Série C, o Macaé Esporte terá que vencer o Gama no próximo domingo (19/09), às 16h, no Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo, em confronto válido pela última rodada da fase de classificação. O Alvianil Praiano ocupa a terceira colocação do Grupo C, com 11 pontos, um a menos que os líderes Luverdense e Ituiutaba, que se enfrentam no mesmo dia e horário no interior de Minas Gerais.
Mas, a situação muda de figura se os comandados do técnico Dário Lourenço empatarem com o time do Distrito Federal. Neste caso, o Macaé chegaria aos mesmos 12 pontos de Luverdense e Ituiutaba e teria que torcer para haver um vencedor neste confronto entre matogrossenses e mineiros. E, mesmo assim, o Alvianil Praiano terá que fazer contas devido ao saldo de gols. O Luverdense tem quatro gols positivos de saldo, contra três da dupla Ituiutaba e Macaé Esporte.
O Macaé só não fará contas em caso de empate com o Gama se o Luverdense vencer o Ituiutaba fora de casa. Neste cenário, a equipe do Mato Grosso se classificaria em primeiro lugar na chave, com 15 pontos, e a Macaé Esporte viria logo em seguida atrás com os mesmos 12 pontos do time mineiro, mas com melhor saldo de gols. Sendo assim, os macaenses iriam se manter com os mesmos três gols de saldo e o Ituiutaba teria o seu reduzido a pelo menos dois.
Em outro quadro, com o empate sem gols entre Macaé e Gama e vitória do Ituiutaba por 1 a 0 sobre o Luverdense, o Alvianil estaria eliminado. Isto porque Macaé e Luverdense ficariam com os mesmos 12 pontos, o mesmo saldo de gols (3 a 3), porém o adversário teria maior número de gols marcados (11 contra 10). Nesta situação, o empate macaense teria que ser por 2 a 2 ou mais. Mas, se a vitória do Ituiutaba por dois ou mais gols de diferença, o Macaé avança com qualquer empate. Em uma última situação, em caso de empate entre Ituiutaba e Luverdense, o Macaé Esporte só garante a vaga se vencer o Gama. Neste caso, o triunfo recolocaria o Alvianil ainda na liderança da chave com 14 pontos. Já o Luverdense se classificaria na segunda posição com 13, com a mesma pontuação do Ituiutaba, mas melhor saldo de gols.
JOGADORES TREINARAM EM DOIS PERÍODOS
Os jogadores voltaram ao batente na última terça-feira, em dois períodos, visando à decisão de domingo. Pela manhã, os atletas fizeram musculação na academia do Ginásio Municipal e, à tarde, o técnico Dário Lourenço comandou um treino com bola na sede campestre do Clube Cidade do Sol. Para o duelo contra o Gama, o treinador contará com os laterais Johnatan e Bill, que retornam de suspensão. Dário espera ainda um aval do departamento médico para ter a sua disposição o volante Osmar e o meia André Gomes, que não enfrentaram o Luverdense. Outro que poderá reaparecer é o atacante Bruno Luiz, que está longe dos gramados há cerca de um mês.
Assessoria de Imprensa: Uruan Júnior/ Agência FERJ

Notícias relacionadas

PARCEIROS

Penalty
Sportsradar