Três Cariocas na busca pela Glória Eterna
Fla, Flu e Botafogo buscam o título da Libertadores
Botafogo, Flamengo e Fluminense estão na disputa pelo maior título do continente: A Copa Libertadores da América. As três equipes conquistaram de forma épica e suada a classificação para as quartas de final do torneio continental.
O primeiro a se classificar foi o time das Laranjeiras. Na terça (21/08), o Flu, que busca o bi da competição, já que é o atual campeão, eliminou o "Imortal" e copeiro Grêmio, ao vencer por 2 a 1, no Maracanã - devolvendo o mesmo placar no jogo de ida - e superando o time gaúcho, nos pênaltis, por 4 a 2, com o brilho das defesas de Fábio.
Na quarta (22), foi o Alvinegro, único que ainda não tem o maior troféu da América do Sul. O Glorioso eliminou o poderoso Palmeiras, após vencer o jogo de ida, por 2 a 1, no Nilton Santos, e segurar um empate em 2 a 2, diante do Verdão, no Allianz Parque, depois de estar vencendo por 2 a 0.
Já o Rubro-Negro superou a temida altitude de La Paz e o Bolívar-BOL, na quinta (23). Mesmo perdendo por 1 a 0, o Fla foi beneficiado pela boa vantagem obtida no jogo de ida, no Maracanã (2 a 0). A equipe da Gávea busca o quarto título da Libertadores, já tendo vencido em 1981, 2019 e 2022.
Nas quartas, os três grandes do Rio decidem fora de casa. O Tricolor vai encarar o Atlético-MG, que eliminou o San Lorenzo-ARG. O primeiro jogo será no Maraca, com a segunda partida acontecendo em Belo Horizonte.
Por sua vez, o time de General Severiano encara o São Paulo - que superou o Nacional-URU -, no Nilton Santos, com a volta acontecendo no Morumbis, na capital paulista.
O Flamengo é o único que vai enfrentar um adversário estrangeiro: o Peñarol, que deixou o The Strongest-BOL no caminho. O Rubro-Negro faz a primeira partida no Rio, com o jogo de volta sendo disputado em Montevidéu.
As datas-base para os jogos de ida estabelecidos pela Conmebol serão 17,18 e 19 de setembro, com a volta acontecendo dias 24, 25 e 26 do mesmo mês.
Lembrando que a final da "Glória Eterna" será novamente em partida única, desta vez em Buenos Aires, dia 30 de novembro.
Agência FERJ