União e adoção de medidas enérgicas pela paz no futebol
Reunião foi no Palácio Guanabara
O futebol carioca conquistou grande vitória na manhã desta sexta-feira (10/03). Em reunião com o Governador Claúdio Castro, representantes do Poder Judiciário, Polícias Civil e Militar, o presidente da Federação de Futebol do Rio, Rubens Lopes, Flamengo, Fluminense, Vasco e Volta Redonda, ficou estabelecida adoção de medidas inteligentes, preventivas e punitivas para combater a violência e manter a paz no futebol.
- A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro é mais um elo nessa corrente pela paz no futebol juntamente ao Governo do Estado, órgãos de Justiça, Polícias Civil e Militar e clubes. O resultado da reunião no Palácio da Guanabara é um marco estratégico na cruzada contra a violência, com a convergência de forças e medidas para garantir ao verdadeiro torcedor o seu direito de apoiar o clube de coração em paz – afirma Rubens Lopes.
Após quase duas horas de reunião no Palácio, o governador do Rio anunciou a mudança da tipificação do delito para os brigões (passando a ser Organização Criminosa, o que aumenta a pena), com rigor na identificação já para os vândalos que participaram da selvageria no clássico Flamengo x Vasco (dia 5 de março); criação de grupo permanente de trabalho; pacto de que os clubes não cederão ingressos para as torcidas; proibição de ir aos estádios da Raça Rubro-Negra, Torcida Jovem do Flamengo, Força Jovem do Vasco, Young Flu e Fúria Alvinegra; estruturação do sistema para medidas cautelares.
- A operação Maracanã é a melhor do Brasil. Posso garantir isso – diz o Governador Claudio Castro.
Logo depois, na sede da Federação de Futebol do Rio, foi realizada a reunião operacional dos jogos semifinais do Campeonato Carioca: Volta Redonda x Fluminense, neste domingo (12), às 18h, no Raulino de Oliveira; e Flamengo x Vasco, segunda-feira (13), no Maracanã, às 21h10.
Para o Clássico dos Milhões, o efetivo de segurança será de 750 policiais militares. Serão colocados à venda 60.050 ingressos. Por toda a complexidade de logística, mobilidade e segurança, conforme rege a metodologia AREF (Avaliação de Riscos em Estádios de Futebol), a partida tem a sinalização da bandeira vermelha. As Avenidas Maracanã e Rei Pelé (sentido Centro), assim como as que dão acesso direto ao estádio, serão fechadas três horas antes do jogo.
Agência FERJ