Vai rolar a bola do Charmoso Cariocão
Jogo de abertura é Flamengo x Audax
A Bola vai rolar para o Campeonato Mais Charmoso do País: O Cariocão. A rivalidade entre os grandes clubes da Cidade Maravilhosa - Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco - se junta as oito tradicionais agremiações - Audax Rio, Bangu, Boavista, Madureira, Nova Iguaçu, Portuguesa, Resende e Volta Redonda -, que sempre incomodam, beliscam pontos e vagas dos times de maior investimento.
E com novidade: o Estadual estará de volta à tela da Band, que foi à casa do Futebol Carioca nos anos 80 e 90.
O regulamento permanece o mesmo do ano passado: um turno único com todos contra todos e quem fizer o maior número de pontos é o campeão da Taça Guanabara. Os quatro primeiros colocados dessa fase de classificação disputam a semifinal e quem avançar briga pelo título.
Os clubes que ficarem do quinto ao oitavo na Taça GB, vão lutar pela Taça Rio.
No primeiro jogo da competição, o Flamengo (maior campeão, com 37 títulos), recebe o Audax Rio, que se manteve na elite carioca em 2022. A partida começa às 21h30 desra quinta-feira (12/01), no maior palco do futebol do Rio e do Brasil: o Maracanã.
Abaixo, um resumo da situação dos clubes, seus treinadores, e principais destaques do elenco para a disputa do Cariocão 2023:
Favoritos
Botafogo
Embalado pela SAF, que entra no segundo ano como gestora do clube, o Alvinegro aposta na boa base obtida em 2022, sob o comando do português Luis Castro. Por isso, até o momento, o Glorioso apresentou poucos reforços, mas joga suas fichas no elenco - com Tiquinho Soares, Jeffinho, Marçal, Vitor Cuesta, entre outros - para buscar seu 22º título do Carioca.
Treinador: Luis Castro
Reforços: Marlon Freitas (ex-Atlético-GO), Luis Segovia (ex-Del Valle- do Equador) e Caio Vitor (ex-Volta Redonda).
Flamengo
Credenciado pelos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, o Rubro-Negro chega novamente como favorito a conquistar o Carioca. Principalmente após perder o tetra em 2022 para o Flu. O time da Gávea terá um novo comandante nesta edição: o Português Vitor Pereira. Com um elenco estelar e craques de Copa do Mundo - De Arrascaeta, Pedro e Everton Ribeiro -, o Fla repatriou o meia Gerson para tentar seu 38º título Estadual.
Técnico: Vitor Pereira
Reforço: Gerson (ex-Olimpique de Marselha-FRA).
Fluminense
Atual campeão carioca, o Tricolor chega novamente credenciado a buscar o bicampeonato, reforçado por várias novidades, como Keno, Guga, Jorge, entre outros. O comandante é Fernando Diniz, que liderou o time na boa campanha do Brasileirão e na Copa do Brasil em 2022. E, claro, o Flu conta com os gols do argentino Germán Cano.
Técnico: Fernando Diniz
Reforços: Keno, Guga e Vitor Mendes (ex-Atlético-MG), Jorge (ex-Palmeiras), Vitor Eudes (ex-Cruzeiro), Lima (ex-Ceará) e Giovanni Manson (ex-Ajax).
Vasco da Gama
De volta à Série A do Brasileirão, e com a nova gestão da SAF, o Cruz-maltino sonha com voos mais altos em 2023, já começando pelo título carioca. Para isso, o Gigante da Colina renovou seu elenco e vem contratando por atacado, prometendo mais, impulsionado pelo investimento do novo parceiro no futebol. O comandante vascaíno será Maurício Barbieri, que fez bons trabalhos pelo Bragantino-SP, além e ter o suporte do coordenador técnico Abel Braga, velho conhecido e multicampeão do futebol carioca.
Técnico: Maurício Barbieri
Reforços: Lucas Piton (ex-Corinthians), Pedro Raul (ex-Goiás), Patrick de Lucca (ex-Bahia), Robson Bambu (ex-Nice-FRA), Léo Pelé (ex-São Paulo) e Pumita Rodriguez (ex-Nacional-URU).
Podem surpreender
Audax Rio
Empolgado com a permanência na elite carioca em 2022, o clube de Angra dos Reis espera poder fazer uma campanha melhor neste ano e, quem sabe, beliscar uma vaga nas semifinais. Para isso, investiu em 11 reforços até o momento. O comandante da equipe será Júnior Lopes, filho do supercampeão Antônio Lopes.
Técnico: Junior Lopes
Destaques: o meia Jackson Caucaia, os atacantes Emerson Urso e Fábio Azevedo.
Bangu
O tradicional clube da Zona Oeste vem com um elenco reformulado para dar trabalho aos grandes e voltar a repetir boas campanhas no Carioca. Além disso, o Alvirrubro repatriou o comandante de 2022, Felipe “Maestro”, para reger o time em mais um Cariocão.
Técnico: Felipe
Destaques: O goleiro Paulo Henrique, o meia René Junior e atacante Marcos Calazans.
Boavista
O Verdão de Bacaxá sempre se reforça com nomes experientes do futebol carioca e brasileiro. Desta vez não será diferente, para dar trabalho e buscar voos maiores no Cariocão. O treinador é o mesmo de 2022: o ex-atacante Leandrão.
Destaques: o atacante Matheus Alessandro, o meia Marquinhos e o goleiro Klever.
Madureira
O Tricolor Suburbano aposta na sua “Escola de Campeões” para fazer uma boa campanha no Estadual. Por isso, o Madura ascendeu o técnico do Sub-20, Felipe Arantes, comandante do time que foi vice-campeão da Copa-Rio Sub-20/Otávio Pinto Guimarães. Além disso, o Madureira contratou 10 reforços para o Cariocão.
Técnico: Felipe Arantes
Destaques: o meia Bruno Consendey, o zagueiro Maurício e o atacante Luiz Paulo
Nova Iguaçu
O Orgulho da Baixada aposta novamente nos “Crias” do clube para fazer boa campanha em 2023. Mesclando revelações com ex-repatriados, o Nova Iguaçu contratou 16 reforços para o Cariocão e será comandado por Carlos Vitor, mesmo treinador de 2022.
Técnico: Carlos Vitor
Destaques: o volante Paulo Henrique e os atacantes Nathan Palafoz e Andrey.
Portuguesa
A Lusa chega ao Cariocão credenciada pela boa campanha que fez na Série D do Brasileiro, quando o acesso bateu na trave. Com um elenco reformulado e reforçado com 19 caras novas, a Portuguesa será comandada por Felipe Surian, que terminou a temporada de 2022 à frente do clube da Ilha do Governador.
Técnico: Felipe Surian
Destaques: O atacante Jean Carlo, o meia Fernandes e o zagueiro Reginaldo
Resende
O Gigante do Vale vem com um elenco misturado de “crias” com novos reforços. Ao todo, 11 campeões da Taça Rio permaneceram no elenco, que ainda tem 10 atletas formados na Pelé Academia. O treinador permanece o mesmo de 2022: Sandro Sargentim.
Destaques: o goleiro Jefferson Luiz, o meia Igor Bolt e o atacante Bismarck
Volta Redonda
O Voltaço espera apagar o rebaixamento do Carioca de 2022, mas repetir a boa campanha no fim da temporada de 2022, que resultaram nos títulos da Série A2 Estadual e da Copa Rio. Para isso, o Esquadrão de Aço manteve o técnico Rogério Corrêa e investiu em 16 reforços.
Técnico: Rogério Corrêa
Destaque: O volante Bruno Barra, o meia Luciano Naninho e lateral Wellington Silva.
Agência FERJ