Zagueiro André está de volta ao Macaé
Xerife volta com a missão de ajudar a levar o clube à Série B do Brasileiro
Após quase três anos, o zagueiro André está de volta ao Macaé. O jogador, que recentemente conquistou o Estadual da Série B pela Cabofriense, foi anunciado como reforço do clube na última quarta-feira (25) para a sequência do Campeonato Brasileiro da Série C. Aos 34 anos, o beque assinou contrato com o Alvianil Praiano até o fim do ano, com possibilidade de renovação para 2014:
“O André é um zagueiro com muita história no Macaé. Com ele, conseguimos dois acessos e esperamos que nos ajude a conquistar mais um. Chega com respaldo de todos e será mais uma opção da comissão técnica para o setor”, disse Mirinho, presidente de honra do clube.
André chega para disputar posição com Cléber Carioca e Laerte, titulares no Brasileiro, mas ainda tem a concorrência de Bruno Costa, Douglas, Allan Miguel e Hugo.
A primeira passagem do zagueiro pelo Leão aconteceu entre meados de 2007 e final de 2010. André foi, durante um bom tempo, capitão da equipe e participou das principais campanhas vitoriosas da história do Macaé:
“Em 2007, fizemos uma campanha impecável no Estadual da Série B e colocamos o Macaé na elite do futebol carioca. Dois anos depois, fomos vice-campeões Brasileiros da Série D e, com isso, recolocamos o clube na Terceirona, onde está até hoje. Em 2010, por pouco não conseguimos o acesso à Série B (a equipe foi eliminada para o Criciúma), mas agora nós vamos fazer de tudo para conseguirmos este objetivo”, disse André.
Aliás, a última vez em que o zagueiro vestiu a camisa alvianil foi no jogo de ida das quartas-de-finais da Série C do Brasileiro de 2010, contra o Criciúma. O Macaé, após estar perdendo por 2 a 0, virou para 3 a 2. Era a 100ª partida de André pelo clube. Mas, no jogo de volta, o zagueiro ficou no banco de reservas e viu a equipe perder de 2 a 0 e ser eliminada do torneio.
Em 100 jogos pelo Macaé, André foi titular em 94 ocasiões. Marcou cinco gols e, com ele em campo, o Alvianil conquistou 45 vitórias, empatou em 20 ocasiões e sofreu 35 derrotas.
A carreira
Natural de Niterói, André é formado nas divisões de base do Vasco da Gama. Antes de chegar ao Macaé pela primeira vez, teve passagens por Bangu, São Bento, Uberlândia, Volta Redonda, Ituano e América. Em três anos de Macaé, tornou-se um dos líderes do grupo e foi, por muito tempo, o capitão da equipe. Em 2008, após a eliminação do time na Série C do Brasileiro, foi emprestado ao Vasco.
Após deixar o clube no fim de 2010, André transferiu-se para o Santa Cruz, onde foi bicampeão Pernambucano (2011 e 2012) e ajudou a recolocar o clube de Recife na Série C do Brasileiro ao ser vice-campeão da Série D em 2011. Neste ano, o zagueiro estava na Cabofriense e sagrou-se campeão Carioca da Série B, reconduzindo o time da Região dos Lagos à elite do futebol do Rio de Janeiro.
André ainda não sabe se estará entre os relacionados para o confronto do próximo sábado (28) contra o CRAC, às 16h, no Moacyrzão. A diretoria já deu entrada em sua documentação na CBF e aguarda apenas que o nome do atleta apareça no BID (Boletim Informativo Diário).
CONHEÇA O REFORÇO:
ANDRÉ
Nome: André Oliveira Farias
Nascimento: 10/02/1979 (34 anos)
Local: Rio de Janeiro/RJ
Peso: 83 kg Altura: 1,83m
Clubes: Bangu, São Bento, Volta Redonda, Uberlândia, Ituano, América, Macaé, Vasco, Santa Cruz/PE e Cabofriense.
Agência FERJ